domingo, 14 de dezembro de 2014

EUA escolhem novo embaixador para o Senegal e Guiné-Bissau

Os Estados Unidos da América (EUA) nomearam um novo embaixador para o Senegal e Guiné-Bissau, James Peter Zumwalt, diplomata que tem prestado serviço nos EUA e em países asiáticos, informou o Departamento de Estado norte-americano.

O novo embaixador tem 33 anos de carreira e os dois primeiros foram passados em África (1981-1983) como encarregado para assuntos económicos em Kinshasa, Zaire.

De 1983 em diante, o diplomata tem prestado serviço em Washington e em países asiáticos, lidando sobretudo com matérias ligadas à economia do Japão, China, Coreia e Filipinas.


Zumwalt liderou ainda a equipa interagências que geriu a resposta de emergência dos EUA perante o terramoto e tsunami de 2011 no Japão.

Os EUA fecharam a embaixada em Bissau na sequência do conflito militar interno que abalou o país em 1998 e 1999.

Atualmente têm em funcionamento um escritório na capital guineense e uma presença na Internet dedicada à Guiné-Bissau, ambos na dependência da embaixada no Senegal.

A justiça norte-americana mantém ativo um mandado de captura do general António Indjai, ex-chefe das forças armadas guineenses, líder do golpe de estado de 2012, acusado de envolvimento em operações de tráfico internacional de droga.

A acusação surgiu depois de um antigo líder da marinha guineense, Bubo Na Tchuto, ter sido detido em 2013 por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana, aguardando por sentença numa prisão dos EUA.

Indjai foi exonerado em setembro pelo novo Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e anunciou que pretende dedicar-se à atividade agrícola nas suas terras, no interior do país, afastando qualquer possibilidade de pegar em armas para influenciar o rumo do país.
Lusa, 13 de Dez. de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público