sábado, 13 de dezembro de 2014

Guiné-Bissau prepara-se para atualizar cadernos eleitorais

"A lei prevê a atualização anual e já há preparativos em curso para que seja feita nos próximos dois meses", prevê Doménico Sanca, ministro interino da Administração Interna.

A operação está orçada em 1,2 milhões de euros para poder chegar a todo o país, num território sem estradas nem redes de energia elétrica.


"A logística será semelhante à do último recenseamento, talvez reforçada", acrescentou o governante, com equipas a percorrer o país com 'kits' informáticos e geradores.

As dúvidas sobre o registo de eleitores foram um dos argumentos usados pelos candidatos que questionavam os resultados das eleições presidenciais em 2012, pouco antes de um golpe de Estado militar abalar o país.

Para evitar novos dissabores, Timor-Leste liderou o apoio a um recenseamento biométrico realizado entre dezembro de 2013 e fevereiro último e que permitiu atribuir cartões de eleitor para as eleições gerais deste ano - que repuseram a norma constitucional.

Os novos cartões têm fotografia e outros elementos de segurança para identificar quem vota, para além de estarem guardados numa base de dados informática, mais fácil de manter e atualizar pelo GTAPE (Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral).

"Ainda há trabalho por fazer. Timor-Leste já se prontificou a ajudar" na atualização, mas o governo procura mais parcerias para concretizar o processo.

Doménico Sanca acredita que os cadernos vão crescer: "somos um país de jovens, por isso penso que vamos engrossar o número de eleitores".

Os 2983 cadernos eleitorais entregados em março à Comissão Nacional de Eleições (CNE) têm 775.508 eleitores.

No recenseamento anterior, realizado em 2008, tinham sido registadas cerca de 600 mil pessoas.
Noticia ao Minuto, 13 de Dez. 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público