quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Guiné-Bissau garante não ter nenhum caso de ébola

O cidadão da Guiné-Conacri que na passada quarta-feira entrou na Guiné-Bissau com febre de 39 graus teve alta ainda nesta terça dia 16 do Dezembro, descartando-se assim qualquer caso de ébola no país.


A informação foi avançada à Voz da América pelo Director Geral de Prevenção e Promoção da Saúde Nicolau d´Almeida, que garantiu estarem a ser tomadas todas as medidas para evitar a entrada da doença na Guiné-Bissau.
O alerta foi dado na passada quarta-feira, 10 de Dezembro, no dia em que a Guiné-Bissau abriu as suas fronteiras com a vizinha Guiné-Conacri, um dos focos da epidemia do ébola. Um cidadão que entreou na região de Fulamori apresentou 39 graus e foi de imediato colocado sob observação em Gabu.

Em pouco tempo a temperatura desceu para 36 e deve receber alta ainda hoje, como disse à VOA o Director Geral de Prevenção e Promoção da Saúde Nicolau d´Almeida.

Nicolau d´Almeida acredita que as autoridades sanitárias, com ajuda da Guarda Nacional estão em condições de detectar e acompanhar qualquer caso suspeito.

Além de controlar a temperatura, os técnicos de saúde retiram amostras de sangue que são enviadas para Dakar por avião ou por via terrestre, neste caso em 12 horas.

Almeida garante haver dois centros preparados para manter pessoas em quarentena perto da fronteira e que o Aeroporto Internacional Osvalo Vieira, em Bissau, também está a fazer um controlo rigoroso das entradas.
Voz de America, 16 de Dez. 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público