sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Primeiro-ministro guineense no Senegal 

Image result for domingos simoes pereira com macky sallO primeiro-ministro da Guiné-Bissau encontrou-se esta quinta-feira com o presidente do Senegal. Em cima da mesa estiveram questões como a cooperação bilateral e o Ébola. Domingos Simões Pereira encontra-se em Dacar no âmbito de uma visita de trabalho de dois dias. Em Dacar, o primeiro-ministro guineense foi recebido em audiência, no Palácio da República, pelo presidente do Senegal Macky Sall.
Os dois abordaram questões de cooperação bilateral e também a situação sociopolítica da Guiné-Bissau.
De acordo com o chefe do Governo guineense, o grande motivo da deslocação prende-se com a mesa-redonda com os doadores a ter lugar em Fevereiro, em Bruxelas, Bélgica. Bissau contratou o mesmo gabinete que assistiu Dacar, na sua mesa redonda.
A epidemia de ébola não ficou de fora da conversa entre Macky Sall e Domingos Simões Pereira. A Guiné-Bissau que reabriu esta semana as suas fronteiras, depois de ter encerrado em Agosto para evitar a entrada de casos de  ébola no país. Medida que nunca foi adoptada pelo Senegal embora fazem fronteira com a Guiné-Conacri, um dos países mais afectado pela epidemia.
Domingos Simões Pereira e Macky Sall tempo tiveram ainda para abordar o incidente fronteiriço entre os rebeldes de Casamança e o ex-ministro da Administração Interna. Em Novembro, uma comitiva do governo da Guiné-Bissau liderada por Botche Candé teria sido interceptada por rebeldes de Casamança em território guineense.
Rispito.com/Lai Baldé, 12 de Dez. 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público