sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Situação ocorrido na fronteira com Senegal debatido e votado na ANP


Após um dia intenso de debate  a porta fechada na plenária da ANP, do relatório da Comissão mista parlamentar sobre o recente incidente entre a comitiva do ex-ministro da Administração Interna com os rebeldes de Casamança na zona norte do país, este documento foi esta quinta-feira, 11 de Dezembro, apresentado no hemiciclo guineense com algumas alterações.
O Documento foi votado com 73 votos a favor, zero contra e uma abstenção.

No relatório os parlamentares lamenta entre outros pontos, aquilo que consideram de precipitação a forma como o caso foi mediatizado nos órgãos de comunicação social e solicitam que seja reforçada o nível da segurança e proteção da população na zona fronteiriça bem como a capacidade de intervenção das estruturas regionais e da defesa e segurança em matéria de logística nas zonas vulneráveis.
No entanto, as forças independentistas de Casamança (rebeldes) continuam ocupar o território guineense isto numa altura em que, os parlamentares não desvendam o segredo a volta deste caso que resultou na demissão de Botche Candé, como ministro da Administração interna.

O Presidente da Assembleia Nacional Popular disse ainda hoje sexta-feira, 12 de Dezembro, que o Boche Cande, ex-ministro da Administração Interna não deve ser o único a pagar pela falha mas também todos aqueles que o acompanhavam devem ser responsabilizados no incidente registado com os rebeldes de Casamança nos dias 22 e 23 de Novembro último, na zona Leste do país. 

Cipriano Cassamá, disse ainda que uma parte da água territorial da Guiné-Bissau, foi apropriada pelo Senegal.  
No relatório, número um do parlamento guineense quer ver confirmados os pilares como forma de delimitação da fronteira entre o Senegal e GBissau e que seja feita mudança radial nos Ministérios da Administração Interna bem como da Defesa Nacional. Cassamá, disse ser importante ouvir o Botche Candé, na Comissão Especializada Permanente da ANP. 
Rispito.com/Lai Baldé, 12 de Dez. 2014

1 comentário:

  1. Na minha opiniao nao deve haver nenhumas negociaçoes com esse grupo armado de casamança,devem retirar-se do nosso territorio que querem ou nao e mais nada em vez de ficarem ai metendo minas nas nossas matas.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público