terça-feira, 16 de dezembro de 2014

UNICEF reforça parcerias para prevenir Ébola na Guiné-Bissau

UNICEF reforça parcerias para prevenir Ébola na Guiné-BissauO Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) assinou hoje protocolos com associações da Guiné-Bissau para reforço das ações de prevenção do Ébola, anunciou o organismo.
O vírus já matou milhares de pessoas nos países vizinhos desde o início do ano, mas não há registo de infeções na Guiné-Bissau.

Com os acordos hoje estabelecidos, o UNICEF contribui com 180 mil euros para cinco organizações não-governamentais (ONG) levarem para o terreno ações de divulgação de boas práticas de higiene e mudança de comportamentos de risco.

A duração dos programas de atividades varia entre três a oito meses e vai abranger todo o país, com maior enfoque nas comunidades mais próximas de zonas fronteiriças.

Beneficiam do apoio do UNICEF as ONG Cruz Vermelha da Guiné-Bissau, Battoden Gollen, Fundação de Assistência Médica Internacional (AMI), Comissão Justiça e Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento (Caritas-GB) e a Estrutura Comunitária de Animação e Sensibilização para o Desenvolvimento (ECAS-D).

Estima-se que as mensagens possam chegar a cerca de 685 mil habitantes, dos quais cerca de 470 mil serão abrangidos pelo trabalho da Caritas, que vai atuar em todo o território nacional.

Em paralelo e para apoio ao Ministério da Educação Nacional, o UNICEF e a Fundação Fé e Cooperação (FEC), de Portugal, vão reforçar ações para prevenção da doença e adoção de boas práticas de higiene nas escolas.

Está a decorrer uma formação de formadores ministrada pelo UNICEF destinada a 67 professores e 10 funcionários do Ministério da Educação que irão multiplicar o treino a 3337 agentes educativos e 1631 escolas do 1º ao 6º ano das 8 regiões do país.

O Projeto "Higiene e Saúde na Escola" serve para "reforçar a adoção rotineira de boas práticas de higiene" para prevenir não só o Ébola, mas também outras "doenças infectocontagiosas", refere a agência das Nações Unidas em comunicado.

Esta iniciativa terá uma duração de três meses e inclui o desenvolvimento de um guia de preparação específico para o sector de educação.
Lusa, 16 de Dez, 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público