sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Comunidade Islâmica da Guiné-Bissau condena o atentado em França

Lideres da comunidade islâmica guineense condenaram o atentado contra o semanário francês Charlie Hebdo que na quarta-feira causou a morte a 12 pessoas e afirmam que tal ato "vai contra os ensinamentos do Islão".

"A religião islâmica condena esse tipo de prática pois inguém tem o direito de tirar a vida em nome da religião", observou o imã Infali Coté, presidente de uma organização de ensino do Corão em Bissau.


Em representação do Conselho Nacional Islâmico da Guiné-Bissau e do Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos, Siradjo Bary, porta-voz das duas organizações, disse que o Islão "nunca recomendou a violência, mas sim a paz", pelo que, notou, o atentado ocorrido em França "é tudo menos a religião".

"Mesmo perante uma provocação, o muçulmano deve pensar com calma antes de agir e nunca agir da forma como aqueles reagiram em França", defendeu Siradjo Bary.

O imã Infali Coté afirmou também que o Islão poderá sentir-se provocado, mas perante as circunstancias, os "verdadeiros crentes terão que se solidarizar" com as famílias das pessoas mortas no atentado de Paris.

"Os autores deste ato devem ser levados à justiça", observou o imã Coté, para quem o mundo está a ser invadido por pessoas sem conhecimentos do verdadeiro sentido da religião, "daí a crueldade".

Para Siradjo Bary, no lugar de se cometer "a asneira que se fez, matando os jornalistas", aqueles se sentirem ofendidos (com as caricaturas) deviam ir à justiça apresentar queixa contra os autores das imagens satíricas do profeta do Islão.

"Temos que ter mais ponderação quando exigimos os nossos direitos", afirmou Siradjo Bary, enaltecendo que deve prevalecer a tolerância religiosa entre os homens e citou a própria França como exemplo de tolerância religiosa.
"Se hoje ocorrem cenas destas em França, é porque aquele país permite a presença de vários povos no seu território", sublinhou o porta-voz da comunidade islâmica guineense.
Radio Jovem, 8 de Janeiro de 2015

1 comentário:

  1. Boa, comunidade Islâmica condenou um ato desses, mas também ninguém tem o direito de tirar um parte do corpo de uma pessoa, se isso é contra o Corão, porque não condenaram isso muito cedo, deviam pensar antes da fazerem a excisão feminina na Guiné-Bissau porque isso é contra o Corão, se o tribunal de Bissau não tivesse condenado a prisão de algumas pessoas iam continuar à fazer excisão feminina para poderem encher os seus bolsos.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público