sábado, 10 de janeiro de 2015

Presidente do Brasil e rei de Marrocos visitam este ano a Guiné-Bissau

A Presidente da república do Brasil, Dilma Rousseff, e o rei de Marrocos, Mohammed VI, aceitaram visitar este ano a Guiné-Bissau na sequência de convites feitos pela Presidência guineense, anunciou ontem o Palácio Presidencial de Bissau em comunicado.


A convite do chefe de Estado, José Mário Vaz, "a Presidente Dilma Rousseff aceitou visitar a Guiné-Bissau, ainda este ano, em data a acertar por via diplomática", refere o gabinete do conselheiro porta-voz da Presidência da República guineense.

Da mesma forma, o rei de Marrocos aceitou visitar o país "já no primeiro semestre deste ano", acrescenta o documento.

O anúncio foi feito no dia em que José Mário Vaz regressou à Guiné-Bissau, após um périplo pelo Brasil, Portugal e Marrocos.

No Brasil, para além de participar na posse da presidente Dilma Rousseff, o chefe de Estado guineense obteve a garantia de apoio à "implementação de vários projetos", principalmente "relacionados com o setor agrícola, com destaque para a produção de arroz".

No domínio da "cooperação autárquica", foi acertada a geminação "entre Bissau e as cidades brasileiras de Brasília e Luisiana".

No Brasil, José Mário Vaz manteve ainda encontros com empresários interessados na transformação de castanha de caju, com Constâncio da Conceição Pinto, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste (país que assume a presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP) e com Murade Murargy, secretário-executivo da CPLP.

Em Marrocos, o presidente da Guiné-Bissau encontrou-se com um grupo de empresários daquele país interessados em investir na Guiné-Bissau.

O rei Mohammed VI manifestou "total disponibilidade em apoiar e acompanhar os esforços de desenvolvimento da Guiné-Bissau", acrescenta o comunicado.
Diario de Noticias, 10 de Janeiro de 2015

1 comentário:

  1. Mais uma mensagem aos doutores H.V, A M T,V.M,e o campiao de vira casaco A. T

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público