quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Deputada portuguesa na Guiné-Bissau enaltece combate à mutilação genital feminina

A deputada portuguesa Mónica Ferro (PSD) elogiou hoje o trabalho em curso na Guiné-Bissau no combate à Mutilação Genital Feminina (MGF) e disse partir da capital do país com "mais conhecimentos" sobre a prática.

A parlamentar portuguesa visitou Bissau a convite de uma organização não-governamental que atua nas áreas sociais, nomeadamente na formação e sensibilização sobre os malefícios de algumas práticas ancestrais.


"Volto [para Portugal] com mais informações sobre a problemática [da Mutilação Genital Feminina (MGF)]", afirmou Mónica Ferro que hoje assistiu a uma sessão de apresentação dos ganhos já alcançados, estratégias e perspetivas do combate ao fenómeno por um membro do Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas.

Quite Djata, uma das ativistas do comité guineense, realçou várias iniciativas, nomeadamente a formação de 632 líderes comunitários em 2014 em 24 comunidades de duas regiões onde a mutilação é mais frequente.

Mónica Ferro destacou com particular agrado o facto de estas e outras ações terem sido desenvolvidas com fundos disponibilizados pela União Europeia e pelo Instituto Camões.

"Fico feliz em constatar que Portugal, não obstante as dificuldades, mantém os apoios ao combate à Mutilação Genital", uma prática que viola os Direitos Humanos em qualquer parte do mundo, notou a deputada portuguesa.

Mónica Ferro disse partir da Guiné-Bissau com a convicção de que "a Mutilação Genital Feminina tem os dias contados" no país, pelo conhecimento e estratégias de combate encetados pelas autoridades e organizações de defesa dos Direitos Humanos.
Lusa, 26 de Fev de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público