sexta-feira, 13 de março de 2015

Entrega de Manuais Práticos da Polícia com o apoio do UNIOGBIS

Image result for manual prático da policia de ordem publica guine bissauA cerimónia de entrega de cinco volumes do Manual Prático da Polícia, um conjunto de dez num total de 1.500 exemplares, decorreu esta sexta-feira, 13 de Março, no Quartel-general da Polícia de Ordem Pública (POP), com o apoio do UNIOGBIS.
No acto participaram o Comandante Nacional da POP, Brigadeiro-General Armando Nhaga, e o Conselheiro Sénior de Polícia do UNIOGBIS, Coronel Doudou Sail, entre outros convidados.


Do total de dez volumes deste Manual Prático da Polícia, foram entregues pelo UNIOGBIS/ ROLSI/ Secção de Reforma da Polícia, os seguintes: volume I - Comando de Administração Geral da POP; volume IV - A recolha de provas, análise e interpretação; volume V - Procedimentos de prisão; volume VI - Inteligência Criminal e Gestão da Informação; volume VII - Comunicações e transmissões, com 300 cópias de cada.

O material didáctico pode ser utilizado para a formação dos polícias, chefes das esquadras regionais e de Bissau, na implementação de melhores práticas e procedimentos de operação padrão.

Esta iniciativa sucede a uma primeira cerimónia realizada no início de 2013 para entrega às autoridades nacionais do Volume III (Organização e Funcionamento da esquadra) e Volume X (Legislação Policial), num total de 200 exemplares. 

Em Janeiro de 2014, numa segunda cerimónia, foram entregues o volume II (Gestão de Recursos Humanos) e o volume VIII (Policiamento Comunitário).

Em 2011, em parceria com a Polícia Nacional, o UNIOGBIS e a Comissão Nacional para a revisão dos manuais de polícia iniciaram os preparativos para um Manual de Polícia Modelo, concebido em volumes separados que cobrem tópicos como a constituição e administração de uma sede da polícia, gestão de recursos humanos, operação de uma esquadra de polícia modelo, recolha de provas e investigação, detenção, recolha de inteligência criminal, comunicação sem fios, policiamento comunitário, investigação especializada de crimes (tráfico de drogas, seres humanos, incluindo o tráfico de crianças, lavagem de dinheiro), anexo da colecção de leis orgânicas.

Em 2010, o UNIOGBIS, no quadro do desenvolvimento das estruturas das forças da lei e da ordem, apoiou os parceiros nacionais na revisão da organização e funcionamento das esquadras de polícia em matéria de infra-estruturas, equipamentos, procedimentos administrativos e de pessoal. O objectivo foi o de mostrar o modelo de uma esquadra de polícia bem estruturada e a funcionar bem, como centro de policiamento no terreno.

O conceito de uma Esquadra de Polícia Modelo não se limita apenas à infra-estrutura física, mas também requer o funcionamento tanto das estruturas organizacionais como dos processos administrativos, com agentes devidamente treinados e com o equipamento necessário.
PNN, 13 de Março de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público