terça-feira, 31 de março de 2015

Muhammadu Buhari tira Goodluck Jonathan na presidencia da Nigeria

Goodluck Jonathan           Muhammadu Buhari
Os resultados da eleição presidencial da Nigéria foram libertados ontem à tarde pela comissão eleitoral independente. Eles colocam o candidato da oposição Muhammadu Buhari na liderança com 15,4 milhões de votos contra o atual presidente , que recebe 13,3 milhões de votos e admite a derrota.


"Esta é a primeira vez que a oposição derrota um governo pelas urnas na história da Nigéria", congratulou-se Lai Mohammed, porta-voz do Progressive Congress (APC), o movimento de Buhari reivindicando a vitória após os resultados foram anunciados em uma atmosfera de alegria entre os líderes do partido se reuniram em Abuja, a capital federal do país mais populoso da África, com 177 milhões de habitantes.

Cinco coisas a saber sobre Muhammadu Buhari, o novo presidente da Nigéria
De acordo com Lai Mohammed, o atual presidente Goodluck Jonathan havia telefonado para parabenizar seu oponente. Informações que, se for verdade, marca um ponto de viragem na jovem democracia nigeriana, talvez permitindo que para evitar ou mitigar a violência pós-eleitoral  que no país é habitual.
Logicamente, o ex-general Buhari, um muçulmano do norte, superou significativamente sua terra Jonathan, um cristão do sul, mais de 1,7 milhões de votos no estado de Kano, a mais populosa do norte, e 650 000 votos a que de Kaduna. Ele também conquistou uma vitória muito importante em Lagos populosa cidade de cerca de 20 milhões de pessoas (792.000 votos contra 632.000 para o presidente em exercício).
Plebiscito contra plebiscito
Quanto a Jonathan, ele foi aclamado na região petrolífera do Delta do Níger, no sul, conquistando 98% dos votos em sua fortaleza de Bayelsa e quase 95% no estado vizinho de Rivers.
Para ganhar a eleição sem segundo turno, Buhari necessário para ganhar mais de 50% do total de votos em todo o país - e tomar pelo menos 25% dos votos em dois terços dos membros, 24 de 36. a contagem geral dos resultados, Buhari atender a essas duas condições, vencendo a eleição com 15,4 milhões de votos contra 13,3 milhões para Jonathan.
Os resultados finais da eleição fosse declarado oficialmente pela comissão eleitoral a partir das 20h GMT.


Leia o artigo sobre Jeuneafrique.com: Nigéria | Muhammadu Buhari eleito Presidente da Nigéria, de acordo com os resultados oficiais | Jeuneafrique.com - as informações premier e site de notícias sobre a África

1 comentário:

  1. O CHEFE HISTORICO DE BOKO HARAM (GOODLUCK JONATHANSEKAHOU) FOI ELIMINADO NAS ELEICOES PRESIDENCIAS DA NIGERIA. O SENHOR NHAMADJO SERIFO DEVE FICAR TRISTE COM A DERROTA DO SEU PADRINHO. AS MINHAS CONDOLENCIAS AO SERIFO NHAMADJO. VIVA NIGERIA, VIVA O POVO NIGERIANO.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público