domingo, 8 de março de 2015

No dia das mulhres Miguel Trovoada pediu união na luta contra extremistas


O Representante Especial das Nações Unidas na Guiné-Bissau pediu a todos para unir por forma a lutar sem tréguas contra extremistas em Nigéria, Somália, Síria e Iraque que continuam a provocar assassinatos e destruição.
Miguel Trovoada que discursava em Bissau na jornada comemorativa de 08 de Março, dia Internacional das Mulheres que celebrou-se este domingo em Bissau Sob o lema, “Empreender Mulheres, Empreender a Humanidade Imagine!” disse que raparigas e mulheres têm sido violentadas e transformadas em verdadeiras campos de batalhas para guerreiras na sua maioria segundo disse, com base em fatores étnicos e religiosos.    
O palco central das comemorações foi na Praça dos Heróis Nacionais com a presença da Primeira-dama, ladeada com as esposas dos titulares de órgãos de soberania do país. 
Cadi Seide Ministra da Defesa Nacional em representação do governo destacou o papel preponderante desempenhado pelas mulheres aos longos anos na sociedade guineense.
A ministra afirma que as mulheres são guerreiras batalhadoras e raiz principal da edificação da família. 
Isto numa altura em que as mulheres guineenses querem ver a implementação de “Declaração de Canchungo” como forma de reafirmação e de reconhecimento da dinâmica implementação desde primórdios da luta pela independência nacional à luta pela democracia e a luta pela reafirmação das mulheres guineenses. 
O evento juntou algumas organizações femininas do país, membros de governo, deputados da nação, corpo diplomático e a sociedade Civil. 
De sublinhar que esta efeméride foi marcada com a participação de mais de 40 organizações das mulheres ainda com destaque aos desfiles das mulheres militares, força de alerta da CEDEAO (ECOMIGB) e empresas de segurança privada do país.  
Ainda no âmbito de comemoração desta efeméride, o Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira vai ter encontro com as mulheres pesqueiras do Porto de Bandim e amanhã está previsto ao lançamento de um microcrédito aos Mulheres da Atividade Económica do país.
Lai Baldé/Rispito.com, 8 de Março de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público