terça-feira, 3 de março de 2015

Presidente da Republica voltou a criticar a justiça da Guiné-Bissau 

O Presidente da República José Mário Vaz afirmou estar inconformado com a justiça guineense e sublinhou ainda que perante justiça ninguém está em cima da lei.
O Chefe de Estado guineense, discursava esta terça-feira na cerimónia de abertura do ano judicial na presença membros de governo, líderes religiosos, deputados da nação, corpo diplomático e magistrados disse que quem não quer ser criticado que fique em sua casa.
José Mário Vaz lamentou o facto de empresários sério que pretendem investir ou continuar a fazer negócios mas desencorajados devido os vícios do sistema judicial do país. Falou de mulheres descriminadas, vitimas em silencio de violência domestica e sexual, crianças carenciadas e privadas de direitos fundamentais, sujeitas a trabalho infantil, abusos e maus tratos, cidadãos comuns importantes perante poderes instituídos vitimas anónimas de abusos e desmandos, etc... Tudo isso, segundo o senhor presidente, mostra que o problema de justiça está no topo das suas lamentações quotidianas.
Na verdade, são vários e inegáveis os sinais de alarme que a justiça não deve fazer-se de ouvido demarcador face ao grito dos cidadãos e a generalizada falta do confiança do cidadão no atual sistema judicial. Bem como são frequentes noticias de atitudes eticamente duvidosas e de comportamentos pouco dignificantes de alguns intervenientes na administração de justiça. Com tudo, o presidente da republica não esqueceu pedir a conclusão dos processos de Nino Vieira e de Tagme na Wai.

Falando também no ato, a presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, disse que a missão verdadeira da justiça de um país realiza-se nos tribunais e lamenta a forma como os homens de justiça têm sido tratados pelos sucessivos governos.
Por sua vez, o Bastonário de ordem dos advogados Basílio Sanca, considera de negativo o balanço do ano judicial transato.
Isso acontece numa altura em que a justiça é muito criticada no país, sendo o próprio Presidente da República a criticá-la em várias ocasiões que aparece ao publico falando da situação do país.
Lai Baldé/Rispito.com, 03 de Março de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público