terça-feira, 21 de abril de 2015

Ministra de Defesa Nacional promete melhoria de condições de vida nas casernas

A ministra da Defesa Nacional da Guiné-Bissau defendeu a necessidade de melhoria de condições de vida nos quartéis, prometendo, para isso, acabar com as dificuldades com que as unidades militares enfrentam. 
O compromisso foi assumido por Cadi Seide no final dum périplo que efectuou aos quartéis de Gabu, Bafatá, Buba, Quebo e Bambadinca para conhecer de perto os problemas com que defrontam.

Cadi Seide disse ter recebido queixas sobre os baixos salários que auferem os oficiam subalternos, sargentos e soldados e admitiu que para que desempenhem as suas funções cabalmente os militares devem ser capazes de pagar a renda de casa, escola para os filhos e saúde com os seus salários. 
Interrogado se o Ministério da Defesa tem condições para atender as exigências da militares respondeu que não, informando que é por esta razão que se elaborou projectos concretos que foram apresentados aos parceiros na mesa redonda e que aguardam o desbloqueamento das verbas prometidas. 

 Por isso, esclareceu ter informado os militares sobre a necessidade de garantirem a estabilidade política e governativa no país, pois so havendo estas condições é que a comunidade internacional aceitará desbloquear a verba anunciada. 
Durante a visita aos quartéis de leste e sul do país a ministra disse ter deparado com o estado de degradação das infra-estruturas militares, a falta de equipamentos, dos recursos humanos, electricidade e água potável. 

Apesar destas dificuldades, reconheceu que nem tudo vai mal nos locais visitados, pois salientou que existe uma melhoria da dieta alimentar em todas as unidades e existência de um ambiente de camaradagem entre militares e policias e com a população, em geral. 
Referindo-se a reforma que se pretende implementar no sector da Defesa e Segurança, esclareceu que nos próximos cinco anos e ira atingir cerca de 2.300 elementos, segundo previsão do executivo.

No mesmo capitulo, a ministra referiu que no próximo recrutamento a efectuar, cuja data não precisou, quarenta por cento dos mancebos serão do sexo feminino, isso, defendeu, tendo em conta a questão do género no seio das forças armadas.
ANG, 20 de Abril de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público