segunda-feira, 4 de maio de 2015

Biagué Na N'Ta vai realizar esta semana contactos com os seus homólogos da CPLP

O Chefe do Estado-Maior General da Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biagué Na N'Tan, vai realizar esta semana contactos com os seus homólogos dos países de língua oficial portuguesa, anunciou hoje a chefia militar guineense em comunicado.
Os encontros vão decorrer em paralelo com a XVII Reunião de Chefes militares da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), de 06 a 08 de maio, em Luanda, Angola.
"O tenente general Biagué Na N'Tan aproveitará a oportunidade para manter contactos particulares com os seus homólogos dos países membros da CPLP", refere o comunicado do Estado-Maior General das Forças Armadas guineense.
Biagué Na N'Tan foi escolhido pelas novas autoridades de Bissau para liderar os militares depois de o Presidente da República, José Mário Vaz, ter exonerado, em setembro de 2014, o general António Indjai, que permanecia no comando depois de ter liderado os militares no golpe de Estado de abril de 2012.
Além de ser procurado pela Justiça norte-americana, por suspeita de tráfico de droga internacional, Indjai faz parte da lista de militares da Guiné-Bissau que estão sancionados pelas Nações Unidas com a proibição de viajar devido ao envolvimento no golpe.
Biagué Na N'Tan representa a Guiné-Bissau em encontros internacionais fora do país pela segunda vez, depois de uma primeira visita ao Gana, em dezembro de 2014.
O encontro de chefes militares da CPLP, que decorre a partir de quarta-feira em Luanda tem na agenda, entre outros temas, a análise da situação político-militar e das questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os países lusófonos.
Será feito também um ponto de situação sobre a revisão do protocolo de cooperação da CPLP no domínio da Defesa.
Lusa, 4 de Maio de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público