quinta-feira, 18 de junho de 2015

Embaixador angolano acreditado na Guiné - Bissau

Image result for bandeira da guine bissau e de angolaO novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República da Guiné-Bissau, Daniel António Rosa, procedeu quarta-feira (17) a entrega, ao Chefe de Estado da República da Guiné-Bissau, José Mário, as cartas credenciais que o acreditam como Embaixador residente em Bissau
A Margem da entrega das cartas credenciais que teve lugar no Palácio Presidencial, em Bissau, o diplomata angolano manteve um encontro privado, de cerca meia hora com o Chefe de Estado guineense, onde passaram em revista aspectos de interesse bilateral entre os dois Países, com destaque para as perspectivas de retoma das relações de amizade e cooperação interrompidas na sequência do golpe de estado de 12 de Abril de 2012.
Durante o encontro, o Chefe de Estado guineense solicitou o engajamento do novo embaixador na normalização rápida das relações de cooperação tendo considerado Angola um país “aliado, amigo e parceiro estratégico da Guiné-Bissau”.
O Estadista guineense manifestou interesse em visitar Angola, ainda este ano, caso a agenda do seu homologo angolano assim o permitir.
Falando à imprensa, a saída da audiência, o Embaixador Daniel Rosa considerou importante trabalhar com as autoridades da Guiné-Bissau para reavaliarem em conjunto as áreas prioritárias da Cooperação com base aos interesses de cada País.
Relativamente aos projectos relacionados com a CPLP, em relação a Guiné-Bissau, o Diplomata angolano considerou ser importante fazer uma concertação prévia com os demais Estados da Comunidade.
Com residência permanente em Bissau, o Embaixador Daniel Rosa tem igualmente sob sua jurisdição as Repúblicas do Senegal e da Gâmbia, onde se espera, venha a proceder a entrega das cartas credenciais nos próximos Tempos.
Recorde-se que no âmbito da retoma da cooperação entre os dois países, esteve, no início deste ano em Angola, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades, Mário Lopes da Rosa, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama, bem como o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biague Na'tam,  que,  a margem da reunião  dos Chefes de Estado Maior da CPLP, manteve encontros separados com o seu homologo angolano, General Nunda, onde aproveitaram  passar em revista aspectos relacionados com a retomada das relações de cooperação no domínio militar.
Abgop, 18 de Junho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público