quinta-feira, 4 de junho de 2015

Escolas públicas parcialmente paralisadas

As escolas públicas da Guiné-Bissau encontram-se parcialmente paralisadas na consequência da greve de três dias convocada pelo Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROP).
Em causa está reajusto de salários aos docentes, estatuto de careira docente e a diuturnidade a classe docente guineense.
Hoje terminou a primeira de três dias de vaga da greve e a segunda vaga igualmente de 03 dias está agendada para terça-feira, (09 de Junho) e culminará com uma marcha pacífica nas ruas de Bissau para exigir do governo o cumprimento as suas exigências.
O governo através do Conselho de Ministros reage com estranha a postura do sindicato e manifesta-se o seu profundo desagrado naquilo que considera de infeliz e inoportuna greve decretada pelo SINDEPROP, que segundo afirma tem como finalidade pôr em causa os grandes ganhos obtidos no presente ano letivo.
Ainda o comunicado dos membros do governo com a data de 03 de junho, a que Rispito.com teve acesso, lamenta os argumentos aduzidos pelo SINDEPROP, para justificar a greve, tenham a ver com os atrasados salariais de 2013 e outros longínquos anos, ou com supostas declarações proferidas pela Ministra da Educação Nacional infelizmente descontextualizadas pela comunicação social.
O plenário governamental exorta o sindicato no sentido de rever a sua posição e a pautar pela via de diálogo construtivo para que o ano letivo termine sem sobressaltos, conforme é do interesse nacional e, os pais e encarregados de educação a conduzirem os seus educandos a escola, à classe docente no sentido de trabalhar com o fito de fechar o presente ano letivo com sucesso.
Lai Baldé/Rispito.com, 04 de Junho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público