sexta-feira, 19 de junho de 2015

Governador regional de Gabú visto como "persona non grata" pelos jovens da região

Mamadu Boy Djaló
O Governador regional, Mamadu Boy Djalo e a juventude de Gabú estão de costas voltadas, e na origem do desentendimento está “a forma como a região esta a ser governada”.
Saiquinho
Em declarações à ANG, o presidente do Conselho Regional da Juventude de Gabu, Saico Umaro Embalo,vulgo Saiquinho confirmou a intenção da juventude local de promover uma marcha de protesto para exigir a demissão do Governador.
Os jovens acusam Mamadu Boy de não velar pelo desenvolvimento da região de Gabu e de dar preferência à pessoas de outras zonas em detrimento dos jovens e quadros daquele sector.
Na voz de Saiquinho, o grupo de jovens acusam o governador de ter semeado a divisão no seio da população local, particularmente entre os jovens, e dizem haver neste momento duas facções:uma dos jovens que ameaçam com a marcha, e outra constituída por pessoas mobilizadas por Mamadu Boy Djalo para promover uma contra-marcha.
“Pedimos ao Pesidente da Republica, ao Primeiro-ministro e as autoridades parlamentares para que exonerassem o Govenador”, disse Saiquinho que acusa Boy Djalo de exercer a sua liderança “de forma dictatorial”, humilhando os munícipes de Gabu, nomeadamente as crianças do parlamento infantil regional e a associação de pessoas portadoras de deficiência. 
Saiquinho disse que a relação do governador com o poder tradicional não é boa.
A juventude exige ainda a reactivação do Gabinete Regional de Planificação, órgão ao qual os jovens faziam parte e exprimiam os seus anseios e ponto de vista sobre o desenvolvimento da região de Gabu, possibilidades esses que, entretanto, Boy Djalo terá cortado no início do seu mandato.
“O mais grave é que até agora não apresentou nenhum plano para o desenvolvimento da região”, denunciou o líder do CRJ de Gabu 
Abba Serra
A título de exemplo, Saiquinho se referiu ao caso da comissão de gestão do gerador oferecido à cidade pelo Primeiro-ministro, criada pelo governador sem qualquer despacho institucional, limitando-se a mandar para casa os funcionários da Central eléctrica local, e colocar no seus lugares os seus próximos.
Resultaram infrutíferas as diligencias efectuadas pela ANG para ouvir a versão do Governador.
Um grupo de deputados eleitos naquele círculo e encabeçados pela parlamentar, Abba Serra iniciou contactos junto as partes para apurar os factos e tentar encontrar uma solução para o diferendo.
Os deputados reuniram primeiro com os jovens antes do encontro com o governador, tendo no final convencido a juventude a suspender a marcha agendada e aguardar pela decisão que vai sair de Bissau.
Os parlamentares prometerem discutir o assunto na plenária da Assembleia Nacional Popular antes de solicitar uma tomada de decisão por parte do executivo. 
ANG, 19 de Junho de 2015

1 comentário:

  1. Em Gabú, há certas pessoas que pensam que a Cidade e a Região é Propriedade Privada deles! E uma das pessoas é este rapaz e aqueles que o estão a EMPURRAR!

    Este rapaz é a CABEÇA do “ICEBERG” daqueles que estão por detrás deste BRAÇO DE FERRO entre esta MINORIA (que está habituada a ANARQUIA, CORRUPÇÃO e IMPUNIDADE que REINA naquela Cidade e Região) e o Governador!

    E o Rapaz, por ser Ingénuo, está a deixar-se levar pelas pessoas que não querem dar CARA! Quem são? São Ex-Administradores (CORRUPTOS) de Sector(es), Funcionários descontentes com a nova versão de Administração a ser levado a cabo pelo novo GOVERNADOR!

    Para além disso, este Rapaz tem um CURRÍCULO que não abona a seu favor! Senão vejamos:

    1- Teve Problemas Gravíssimos com o antigo Governador (por sinal, seu Irmão?),antes da Maldita Transição, Pedro Embaló, por traição!

    2- Formou um Grupo (as autoridades policiais e alfandegarias sabem e viveram a situação!) para destruir murros (vedações) de alguns terrenos, alegando esses terrenos PERTENCEREM a sua FAMÍLIA!

    3- Ele e os seus “amigos” voltaram a ir OCUPAR um outro terreno que Pertence (pertencia) ao Sr. Benício, alegando ser propriedade, novamente, da SUA FAMÍLIA! Antes de ele nascer, nós sabíamos que aquele terreno Pertencia à um BRANCO PORTUGUÊS que tinha “SERRAÇÃO” no Local! Depois da Independência, não sei como, aquilo passou a ser Gerido pelo falecido MALAM MANAFA e, mais tarde, passou para as mãos do falecido BENICIO!

    Por estas e outras razões, não sei porque RAZÂO este RAPAZ continua a frente da CRJ de Gabú? Pois não tem condições morais nem éticas para continuar a frente daquela Organização Juvenil! Com aqueles comportamentos citados, que exemplo poderá dar aos demais jovens?

    Por outro lado, segundo a lista de reivindicações elaborada por eles, que me chegou a mão, está um item que expressa a razão de todo esse BARULHO! Qual? A gestão do NOVO MERCADO de Gabú! Porquê? Porque desde 2007 é que o mercado está ser gerido por familiares/amigos deste RAPAZ e nunca prestaram contas ao ESTADO (neste caso ao Governo Regional)! E Querem que tudo continue como DANTES!!! Na IMPUNIDADE e MALANDRAGEM!

    Com isto só quero alertar as autoridades Competentes, sobretudo o GOVERNO, para não ir em conversas BACOCAS! Porque estas pessoas não querem mudanças em Gabú! Só querem MAMAR TACO!

    As perguntas que faço são as seguintes:

    1-Para ser Governador de uma Região é OBRIGATÓRIO ser se NATURAL da REGIÃO? Não somos todos Guineenses?

    2-Quantos Governadores, naturais da região de Gabú, passaram nessa REGIÃO? O que fizeram pela CIDADE e REGIÃO?

    Respondam! Eu acho que não é preciso ser natural de Gabú para se tornar (ou ser nomeado) Governador da mesma REGIÃO! Até pelo Contrário, os “FORASTEIROS” ( Lay Seck, Malam Bacai Sanha, Hadja Satú Camará,etc) foram sempre os melhores governadores que a Região de Gabú conheceu!

    Os Nativos? Está a vista de todos (n)a DESGRAÇA EM QUE SE ENCONTRA A CIDADE DE GABÚ! Quem viu Gabú do tempo de Lay Seck e vê o Gabú de Hoje…sabe que há uma Diferença ABISMAL! Os Governadores Filhos da Região de Gabú, desde Corca Embaló até Abduramane Djaló (da Tânsição)passando por Alfa Correio e Pedro Embaló, não fizeram nada em prol daquela Região!

    Mais uma vez peço ao GOVERNO que NÃO SE DEIXE LEVAR por PESSOAS CORRUPTAS como aqueles que estão a reivindicar a saída deste Governador! Pois há muita gente com “dores de cotovelo”!
    As pessoas que estão detrás deste Rapazinho, foram, outrora, aqueles que fizeram Guerra ao QUEBA BANJAI (ELECTROSOLAR)! Todo o Cuidado é Pouco!

    Eu sou filho de Gabú, mas não sou advogado do Governador! Só me limitei a contar factos verídicos! Gabú teve e tem muitos Quadros Formados a trabalharem em tudo quanto é Sítio, a construírem Mansões em Bissau e na TERRA NATAL nem um ANEXO ao menos! COMPLEXO? De quê? Só eles sabem!

    Bem haja!

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público