sábado, 27 de junho de 2015

O Conselheiro do presidente guineense disse que DSP deve apresentar pedido de demissão

O conselheiro do Presidente da República admitiu hoje em Bissau que o primeiro- ministro guineense deve apresentar a sua demissão ao Presidente da República para a sua recondução ao cargo com vista a sair mais reforçado na governação.
António Adelino Cabral, que participava neste sábado 27 de Junho, num debate na rádio Bombolom FM, em Bissau, indica que de nada tem efeito a moção de louvor aprovada pelo Comité central do PAIGC, assim como de nada também justifica o pedido de moção de confiança a ANP ao favor do governo. Porque tanto um como outro não têm efeito positivo, pois a principal figura de confiança para o Primeiro Ministro é o presidente da república.  
O ministro conselheiro relembra que o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, terá dito que o presidente da república o considera quase como persona non grata.
E na politica, quando se trata de falta de confiança, melhor recurso é pedir a demissão, para melhor  dissipar a dúvida perante o seu superior hierárquico, porque o mesmo ainda lhe pode recusar o pedido ou então lhe aceitar o pedido mas lhe voltar reconduzir ao mesmo cargo. 
Quando o Conselheiro falava de momento conturbado e da coabitação tensa entre os órgãos da soberania, sublinhou de que  a melhor prenda que o Presidente da República pode dar aos guineenses nesta devida circunstancia é permanecer-se em silêncio sobre a atual crise política institucional até desembocar-se à fossa.
Para o António Adelino Cabral, as correrias do Primeiro Ministro a procura de moções de confiança é resposta de que desobedece aconselhamento ou que tenha procedimentos incorrectos no seu percurso, porque quem não praticar algo não estremece policial.  

O conselheiro do Presidente da Republica, foi ainda mais longe em afirmar que o Presidente da República do Senegal Macky Sall e o representante do Secretario Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o santomense Miguel Trovoada não têm lições de moral para dar ao Domingos Simões Pereira porque segundo António Cabral, esses também envolveram-se nas crises sem precedentes nos seus países. 

Com tudo, o conselheiro tranquiliza aos guineenses e a comunidade internacional de que nada indica que o Presidente da República vai derrubar o governo de Domingos Simões Pereira. Muito embora essas declarações do ministro conselheiro deixaram os cidadãos ainda mais preocupados com a crise, mas por outro lado, os depoimentos serviram para esclarecer as dúvidas que realmente pairam no ar, sobre a existência ou não de um relacionamento péssimo entre os titulares dos órgãos da soberania do país.
Lai Baldé/Rispito.com, 27 de Junho de 2015

3 comentários:

  1. Caro Conselheiro, em primeiro lugar, não sou advogado deste governo! No entanto, o POVO da Guiné-Bissau gostaria de saber o que este Governo fez, de mal, para merecer tanta DESCONSIDERAÇÃO e FALTA de RESPEITO por parte das suas EXCELÊNCIAS e do VOSSO ACONSELHADO? Por isso, faço as seguintes Perguntas:

    1- Este é o pior Governo da História da Guiné-Bissau?
    2- Este Governo é o mais corrupto de sempre?
    3- Este Governo esteve envolvido em crimes, de sangue ou não, que não foram punidas ou não têm o processo em andamento?
    4- Porque estão obcecados em derrubar este Governo?
    5-O Governo onde participou o VOSSO ACONSELHADO teve, no mesmo período, melhor performance do que este?
    6-Os atos de corrupção praticados, por alguns elementos deste governo, foram neste período de Governação do Domingos S. Pereira?

    Se têm Razões fundamentadas, com documentos, ponham-nas ao conhecimento do POVO!
    O POVO só vos entenderá quando apresentarem provas inequívocas do crime que este Governo cometeu! O Contrário será transtorno para o País e o seu Povo! Pois as pessoas já estão fartas de INTRIGAS MESQUINHAS e de NÃO OLHAREM PELOS MEIOS PARA ATINGIREM OS FINS!

    Caro Conselheiro, não há MALABARISMO nenhum que este Governo FEZ ou ESTÁ A FAZER que NÃO FORA FEITO NO GOVERNO EM QUE O VOSSO ACONSELHADO FOI MINISTRO DAS FINANÇAS! Isso não quer dizer que eu esteja a favor das mesmas coisas acontecerem! Pelo contrário, quero é que sejam combatida sem derrubes de Governos! Como? DIALOGANDO, CHAMANDO À RAZÂO as pessoas, sejam elas governantes ou não!

    O dinheiro das eleições não cai do Céu! É dinheiro dos Contribuintes dos Nossos Parceiros Internacionais!

    Tenham DÓ do POVO e MUITO JUIZO!

    ResponderEliminar
  2. Eu perguto, de tanta corrupção que si fala de alguns membros do atual governo, que eu concordo que deve ser feita uma remodelação governamental, mais também não acham que da mesma forma deve ser feito o mesmo com alguns conselheiros corruptos incluído o tal "ESPECIAL" e esclarecidos os tais 12 milhões de dólares de ajuda Angolana?
    Deus abençoe este povo.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público