segunda-feira, 13 de julho de 2015

BAD financia rede de energia eléctrica da capital Guineense

Image result for energia eletrica da guine bissauO Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um financiamento de 16,7 milhões de euros para melhorar o abastecimento de energia eléctrica na capital da Guiné-Bissau, anunciou a instituição em comunicado divulgado na passada quinta-feira.
O comunicado indica que aquele financiamento contempla um empréstimo no montante de 9 milhões de euros e uma doação dos restantes 7,7 milhões de euros.
O financiamento prevê a reparação das instalações de 31 mil clientes, ligações para 10,5 mil novos utilizadores e melhorias na gestão comercial e boa governação da empresa pública de Electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB), refere o comunicado do BAD.
O Programa de Melhoria do Fornecimento de Electricidade à Cidade de Bissau tem um prazo de execução de três anos com o objectivo de “reduzir o número de cortes de energia diários de 22 para menos de dois”, refere o BAD.
Ao mesmo tempo, pretende-se reduzir as taxas de perda comercial e técnica de 47% para 20%.
“Só 20% dos residentes na capital têm acesso a electricidade” e quem receber energia está ligado a uma rede “fraca”, em que “metade da electricidade produzida se perde devido a infra-estruturas obsoletas e ligações ilegais” e com “apagões por mais de 20 horas nalgumas zonas devido a excesso de carga”, descreveu o BAD.
O programa conta com financiamento adicional do Banco Europeu de Investimento e do governo da Guiné-Bissau. 
Macauhub/GW, 2015/07/13 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público