terça-feira, 7 de julho de 2015

Diálogo político entre governo guineense e União Europeia 

Situação política, reforma dos sectores da segurança e justiça a implementação da estratégia “Terra Ranka”, parceria Guiné-Bissau –EU, o reforço do Estado do Direito, Direitos Humanos, a luta contra a corrupção e o tráfico de droga, a situação política da sub-região  a questão de segurança na zona do Sahel, os desafios do Golfo da Guiné, a migração o terrorisme e a problemática do ébola constituíram temas do diálogo político entre o governo guineense e a União Europeia.
O encontro de hoje 07 de junho, marca o reatar do diálogo ao abrigo do artigo 8º do acordo de parceria ACP-UE de Cotonou, após o golpe de estado de 12 de abril, no qual Bissau e Bruxelas romperam relações de cooperação.       
O Governo saudou o encontro do diálogo, como um espaço importante de concertação política e interação recomendando a sua realização periódica para trocas de informação mensal, o que foi aceite. Em nome do Executivo, à saída o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa falando declarou que se trata de uma “reunião... de facto decisiva...”  permitiu “sentar à volta de uma mesa para abordar questões de interesse comum... Aproveitamos também para fazer abordagem sobre a política sub-regional tendo em conta as ameaças do terrorismo...”  
A UE felicitou e reiterou o seu apoio ao governo guineense pelos avanços alcançados durante o seu primeiro ano de governação a nível socioeconómico e de consolidação do estado, encorajando-o a prosseguir com a incrementação dos seus “esforços para uma efetiva implementação das reformas necessárias, nomeadamente nas áreas da justiça, segurança, luta contra os tráficos ilegais e a corrupção, assim como no domínio da economia e do ambiente.” Igualmente, “exprimiu a sua preocupação perante as crispações institucionais ocorridas recentemente no país, reconheceu os esforços feitos para ultrapassar as divergências e encorajou a sua continuação através de maior abertura e melhoria da qualidade do diálogo, tendo em vista a consolidação de uma parceria estratégica entre os órgãos da soberania.”
Ambas as delegações concordaram que “a estabilidade política é essencial para que a Guiné-Bissau continue no caminho da consolidação da democracia e do desenvolvimento socioeconómico e para a dinamização de quadros da cooperação com os parceiros de desenvolvimento em geral, e com a EU em particular.”
De acordo com o Gabinete do PM, reunião culminou com um comunicado conjunto. Segundo, o  embaixador Victor Madeira ela “representa o reatar de um diálogo pleno, frutífero e intenso com o Governo da Guiné-Bissau sobre os planos de Desenvolvimento.” Disse o diplomata da EU.
Lai Baldé/Rispio.com, 07 de Julho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público