quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ministério Público promete tolerância zero contra qualquer indício da prática de corrupção ou de crime

O Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público advertiu hoje em Bissau que “nunca não vão permitir, vão tolerar e nem aceitar qualquer interferência do governo ou de qualquer órgão de soberania imiscui-se nos trabalhos do Ministério Público. 
Bacari Biai, reage com bastante indignação aos comunicados do PAIGC e do Governo em que este último requere à Assembleia Nacional Popular, um pedido de “Debate de Urgência para Apreciação do Estado e o Funcionamento atual da Justiça com particular incidência sobre a atuação do Ministério Público, quer nas suas funções de titular de Acão penal como na de advogado do Estado, garante que isso nada mudará a posição do Ministério Público sobre a matéria. E, promete tolerância zero contra qualquer indício da prática de corrupção e de crime acusando o governo do Domingos Simões Pereira de falta de colaboração institucional por forma a desvendar a verdade dos factos. 
O Magistrado Biai deixa bem claro que não existe nenhuma perseguição a qualquer governante porque a sua instituição atua na base da legalidade e da transparência e advogado do Estado, relembrado que o PM, sai recentemente em defesa do governo impedindo este pagar cerca de 02 bilhões de francos cfa num polemico caso e que não foi citado no comunicado do coletivo governamental.
Lai Baldé/Rispito.com, 15 de Julho de 2015

3 comentários:

  1. ATE HOJE ME PARECE QUE AINDA CONTINUAM A CORTAR AS NOSSAS MATAS!!!! TEMOS GUARDAS FLORESTAS OU NAO? FAZEM RESPEITAR AS LEIS SEM ESPANCAR NINGUEM.

    ResponderEliminar
  2. O Sr. Presidente do Sindicato dos Magistrados responda estas perguntas e depois falamos!

    Está de facto determinado em imprimir a marca de mudança no combate à corrupção que tem abalado o funcionamento das instituições de Estado guineense? O facto de se desencadear a ofensiva judicial essencialmente (pelo menos até agora) contra alguns membros do governo nesse momento de tensão, entre a Presidência e Prematura, teria uma motivação política ou trata-se de uma mera coincidência? Será que esta ofensiva contra a corrupção protagonizada pelo Ministério Público irá albergar o(a)s conselheiro(a)s na Presidência da República, o(a)s deputado(a)s e outros? in Editorial Online do Jornal Democrata.

    A seguir as minhas perguntas e a minha opinião:

    1º- Só os elementos que estão no Governo do DSP é que estiveram envolvidos em actos de corrupção durante a transição?

    2º-Quê dos outros elementos do Governo de Transição?

    3º-Onde estão aquelas pessoas (ou os seus MANDANTES) que iam as portas de APGB, ALFANDEGAS, EAGB e em todas as repartições de FINANÇAS buscar (roubar) dinheiro?

    4º- Onde estão aqueles que faziam, durante a TRANSIÇÃO, a DESCARGA e VENDA de DROGAS?

    5º- Onde estão aqueles que DURANTE a TRANSIÇÃO VIOLARAM (e de que maneira!) ABUSIVAMENTE OS DIREITOS HUMANOS?

    6º- A justiça só irá funcionar para aqueles que estão no atual Governo? E para os outros?

    7º- A justiça só funcionará para os civis?

    8º- Que critérios estão a ser utilizados para se fazer justiça?

    Estas são as perguntas que a maior parte da opinião pública gostaria de ver esclarecidas! Pois não podemos e nem devemos ter uma JUSTIÇA COM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS!

    Para mim, era mais sensato pegar nos elementos que não estão no poder neste momento e só depois...nos outros que estão no Governo! E até seria uma medida de persuasão para estes últimos não continuarem com a corrupção que vinham praticando no anterior Governo!

    É do conhecimento público todos os crimes de corrupção e de sangue que se verificaram no nosso país...Desde o desmantelamento das Fabricas de CITROEN NHAYE (Bissau), Fabrica de Sumos e Compotas Titina Sila (Bolama), Montagem de Volvo (B. Ajuda-Bissau), Fabrica de Oleo de Palma (Bubaque), Complexo Agro-Industrial (Cumeré), DICOL (Bissau), Guiné-Gaz, CICER, SEMAPESCA (Bissau), GUIALP(Bissau), ESTRELA DO MAR(Bissau), Fabrica de Algodão (Bafatá), Fabrica de Leite Blufo (Bissau), Guiné-Telecom, GuinéTel, Hotel 24 de Setembro, Hoti Hotel...passando pelos assassinatos verificados desde 14 de Novembro de 1980 até os verificados, no juramento da bandeira, em 2013 (se a memoria não me falha) no Centro de Recrutamento de Cumeré !Será que o Ministério público não tem esses processos na mão?
    Queremos uma JUSTIÇA IMPARCIAL e NÃO À MANDO de NINGUÉM!



    Gabú Sara

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público