terça-feira, 21 de julho de 2015

Paulo Sanhá lamenta os posicionamentos do PAIGC, do governo e do Ministério Publico à comunicação social

Presidente do Supremo Tribunal de Justiça lamenta bastante a forma como o PAIGC, o Governo e o Ministério Público posicionaram publicamente nos órgãos de comunicação sociais em relação aos membros do governo acusados da prática de corrupção ou de crime.
Paulo Sanhá que falava terça-feira 21 de Julho, no encontro com uma delegação do Tribunal Superior do Mali se encontra em Bissau para uma vista de 03 dias aos titulares dos órgãos da soberania do país, qualificou as acusações mútuas entre as partes de troca de mimos. 
O PSTJ relembrou que a sua instituição é última instância a pronunciar sobre qualquer processo de matéria de crime. Por isso, deixa bem claro que as pessoas devem enveredar-se no cumprimento daquilo que a lei obriga a todos os cidadãos responder perante a justiça.
Abdurhamane Niang, Presidente do Tribunal Superior do Mali, ao falar no ato afirmou que “viemos ver os nossos amigos da Guiné-Bissau, porque o Supremo Tribunal de Justiça tem muitas experiências no domínio da justiça. Acompanhamos a independência e desempenho da magistratura judicial do país nomeadamente; o Conselho Superior da Magistratura que é presidido por um presidente do STJ, isto garante a Independência da magistratura diferente com o sistema francês.” Referiu
Lai Baldé-Correspondente, 21 de Julho de 2015

10 comentários:

  1. A culpa de todo este espetáculo a que assistimos é do Ministério Público! Porquê? Pelas seguintes razões:

    1- Onde estava o Ministério Público e os seus magistrados durante a TRANSIÇÃO? Ou governos anteriores a transição?

    2-Porque persegue só os elementos do Governo que cometeram crimes no Governo de Transição? E os outros elementos que estiveram no Governo da Transição mas que não estão neste Governo?

    3-Porque o Ministério Público divulga (aos média) a lista dos nomes dos elementos do Governo que estão sob investigação ou que estão ou serão ouvidos pelo MP?

    4-Antes e Durante a Transição houve Graves Violações dos Direitos Humanos no País, o que é que o MP e os seu Magistrados Fizeram?

    5- Porque só os Civis são perseguidos na Luta Contra a Corrupção e outros Crimes? Porque são a parte mais fraca?

    6-Onde estão os processos dos Promotores do 12 de Abril e os seus apoiantes políticos?

    7-Porque razão o Homem dos 40 Milhões não é chamado ao Ministério Público para justificar tudo o que ganhou e orquestrou durante a transição?

    8-Porque não são investigados Magistrados que são corrompidos e arquivam processos sem mais nem menos?

    9- Onde está a JUSTIÇA que dizem querer implantar no país, se uns são investigados e os maiores ladrões e criminosos da Transição estão a passear impunes nas ruas de Bissau em CARROS DE ALTA CILINDRADA A RONCAR DINHEIRO ROUBADO AO POVO?

    ...Podia estar aqui o dia todo a fazer perguntas! Mas aquilo que pretendo ressaltar a vista de todos é a IMPARCIALIDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO! E A IMPARCIALIDADE SÓ TRAZ INSTABILIDADE!

    E neste momento o País precisa de tudo, menos INSTABILIDADE!

    Sr Presidente do STJ aconselhe primeiro os seus colegas do MP e, só depois, o PAIGC e o GOVERNO!

    JUSTIÇA PARA TODOS!

    Gabú Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa é dos ladrões, nunca é do Ministério público, o ministério público está a fazer o seu trabalho.
      Porquê DSP não demitiu todos os ladrões que ele mesmo incluiu no governo?
      Con que objetivo incluiu aquelas pessoas no governo?
      O ministério público maneja o seu tempo. Não somos nós cidadãos, a manejar o tempo dele.
      Este país tem que ser "refinado" de todas as sujidades que nele existe.

      Eliminar
  2. O Sr Tito, leu bem aquilo que escrevi? A culpa é dos Ladrões, e não há Ladrões fora do Governo? O DSP é PJ ou Magistrado/Procurador da República para saber quem é que está a ser investigado?

    Antes de dizer que a culpa é dos Ladrões o senhor tinha que ler bem e responder as perguntas que fiz! E mais, eu não estou a favor dos Ladrões! Só que, já que estão a "perseguir" os ex-membros do Governo de Transição, deviam começar pelos que não estão em exercício neste momento...e depois apontavam as "baterias" para os que estão no Governo! Porque os últimos estão atarefados e os primeiros estão numa boa vida à passearem nos seus CARROS de ALTA GAMA!

    Quero que fique claro, não defendo Ladrão nenhum! Mas a JUSTIÇA tem que ser IMPARCIAL! Se é para fazer JUSTIÇA e NÃO PERSEGUIÇÃO, o MP devia era chamar primeiro os Cabecilhas da Transição/Aldrabagem e não os Ratitos! Pois estes tinham os seus chefes!

    Repito, JUSTIÇA PARA TODOS sem excepção!

    Gabú Sara

    ResponderEliminar
  3. Gabú Sara qual critério que o senhor basea para começar a perseguir os membros de transição que não estão no Governo?
    Para mim é melhor prevenir o saco de "mancara" perseguindo os ratos que tem a possibilidade de roubar ainda mais. Depois ir attas dos ratos inativos.
    Baseado nesse ideal eu acho melhor começar no mal maior (que roubaram e continuam roubar) enquanto os outros roubaram e não tem como roubar mais, o que representa mal menor para o país nesse momento.

    JUSTIÇA VAI TER QUE FUNCIONAR NO NOSSO PAÍS, O CRITÉRIO PARA ONDE COMEÇAR CABE A QUEM DO DIREITO DIFINIR.

    ESTOU DO LADO DA JUSTIÇA, MESMO COMEÇANDO EM MIM, BASTA EXISTIR MATÉRIA PARA O TAL.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo, segundo a sua opinião os que estão no governo terão a possibilidade de roubar mais? É possível...mas duvido! Sabendo eles que os outros estão apega com a justiça, terão mais cuidado em roubar/aldrabar aquilo que é do Estado/Povo! Por outro lado, os que estão fora podem gastar o dinheiro todo que roubaram e depois o que é que o estado poderá recuperar, sabendo que não estão a trabalhar?

    A questão de começar com estes ou aqueles é relativa...e depende da ordem dos Processos e do critério utilizado pelo magistrado! Mas no entanto, mesmo não sendo magistrado/juiz, penso que:

    1º- Devia-se começar pelos processos mais antigos para que o prazo limite destes não expire/prescreva.

    2º-Se optarem pelos processos mais recentes (elementos da transição), deviam começar pelos que não estão a fazer nada e assim poupavam o país a perda de tempo em execução dos projectos prementes em que os elementos do Governo estão ocupados a trabalhar! E assim evitava-se, conforme referi em cima, que os outros gastassem o dinheiro todo que roubaram!

    3º- O País precisa de tudo menos INSTABILIDADE! E a IMPARCIALIDADE TRAZ INSTABILIDADE!

    É só isso, Sr anónimo!

    UMA JUSTIÇA JUSTA é o que toda a gente quer!

    Gabú Sara

    ResponderEliminar
  5. Desculpem pelos lapsos que cometi...queria dizer em todos os meus comentários, em vez de A IMPARCIALIDADE TRAZ INSTABILIDADE...é a PARCIALIDADE TRAZ INSTABILIDADE!

    Gabú Sara

    ResponderEliminar
  6. todos os ministros GOLPISTAS fora do governo e mais nada. Estes nao merecem nada neste pais. RUA RUA RUA !!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!! RUA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que nem deviam ter entrado no Governo! Isto é, estou de acordo consigo! Eu não defendo nenhum elemento da transição! Sempre condenei-os, desde o inicio...e depois os actos praticados por eles veio dar-me razão! Sempre fui contra a desordem, a usurpação de(o) poder e a corrupção!

      Aquilo que defendo, neste momento, é uma JUSTIÇA JUSTA E PARA TODOS! Tendo um grupo de (quase 50 ou 60) Indivíduos praticado, durante dois anos e meio, crimes de corrupção e violação de direitos humanos..Não podemos perseguir, entre eles, só meia (ou uma) dúzia deles por pertencerem a um determinado Governo que nós não queremos!

      Ou se persegue e se investiga TODOS ou se deixa TODOS impunes!

      É curto e claro! Ou APANHAM TODOS ou DEIXAM DE APANHAR TODOS!

      Que Deus nos abençoe!

      Gabú Sara

      Eliminar
    2. senhor Anónimo, na minha opinião as atrocidades cometidas no País, não só começaram no periodo de transição, pois se falarmos da alteração de Ordem Constitucional eu pergunto: na história da democracia guineense quem foi o Presidente da República mais votado nas eleições? e este presidente como saiu do poder? quem moveu alguma palha para defender a alteração da ordem constitucional? ou será que para esse cidadão golpeado no exercicio pleno das suas funções não merece a defesa da dita e ferronha garra dos que advogam ser defensores da Constituição? ou será que a constituição é aplicada para alguns e não a outros?, os assassinatos selectivos que antecederam o golpe de 12 de abril, onde estavam os defensores dos direitos humanos e dos da constituição? o que fizeram para travarem esse todo horror? por favor tenham piedade desse martirizado Povo e dos familiares das vitimas dos Verdugos e carrascos sanguinários que andam a solta ainda nos passeios de Bissau e outros ainda exiliados. eu encorajo a justiça que faça o seu trabalho sem permitir nenhuma qameaça e muito menos alguma manipulação; estes são os verdadeiros combatentes da Paz, porque não pode haver estabilidade, tranquilidade, desenvolvimento sem primeiro que haja JUSTIÇA qua há anos estamos aclamando e ela tem aonde deve começar e só ele (PG) é quem cabe a competência de eleger como e aonde começar.

      Eliminar
  7. Tudo era possivel em nome da reconciliaçao mas sinao todos estes ministros GOLPISTAS nao deveriam fazer parte deste novo governo democraticamente eleito porque eles mesmos nao sabem o que é a democracia digo assim porque deveriam ter a minima vergonha nas suas caras e recusarem de entrar neste governo. Nao votei por estes. RUA RUA RUUUUUUUUUA. Assim completo o meu comentario anterior.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público