quarta-feira, 8 de julho de 2015

PJ guineense com laboratório nacional de luta contra droga 

A Policia judiciária guineense doravante dispõe de um laboratório nacional de análise de droga entregue hoje 08 de Julho, às autoridades do país na presença da Ministra da Justiça, Procurador-geral da República e algumas personalidades nacionais e estrangeiras.

Ao presidir o ato, a ministra da Justiça sublinhou que a inauguração do laboratório químico constitui um passo gigantesco e estratégico na execução das políticas estruturais do governo para a consolidação de novo paradigma da justiça criminal na Guiné-Bissau, ancorada na fiabilidade da produção provatória, enquanto condição da validade primordial da verdade material dos factos processualmente reveladas no âmbito do inquérito de trafico, consumo e abuso de estupefacientes. 
Carmelita Pires, julga a partir de hoje estão criadas as condições necessárias para melhoria qualitativa da perícia toxicológica a ser realizada pela PJ. Reforçando desta forma a cadeia de procedimento que, até aqui, baseando-se meramente na realização de testes rápidos de drogas com kits apenas que respondiam a um número reduzido de tipos de substancias, nomeadamente a canábis e a cocaína.

Apesar de dificuldades com que se depara a PJ guineense, a ministra reafirma que essa instituição está confiada a sagrada realizações das atividades contra ventos e marés. Por isso, indica que o ato da entrega do laboratório configura a materialização da dimensão toxicológica, e desenvolvimento dos sectores da balística, reestruturação e inovação dactiloscopia e da genética. 
Falando das prioridades e metas, a titular da pasta da justiça aponta a transformação da PJ numa instituição credível dinâmica, moderna e eficaz. Ganhar a confiança e credibilidades das agências governamentais e parceiros nacionais e internacionais, auxiliar na luta contra a criminalidade económica financeira bem como priorizar a função preventiva e melhorar a função investigativa. 
Do outro lado, Victor Madeira dos Santos, Delegado da União Europeia na Guiné-Bissau, o laboratório é emblema da luta contra os crimes transnacionais, em especial o tráfico de drogas e novo ponto de partida que a EU pretende dar ao estado da Guiné-Bissau, no seu empenho para estabelecer um verdadeiro estado de direito.
O Laboratório químico de análise de drogas inaugurado dispêndio cerca de 02 milhões de euros, foi comprado no âmbito do antigo projeto findo, GIBAT (02M UER), mas devido ao golpe de estado de 12 de abril, a sua instalação foi suspensa, o material armazenado nas instalações da EU em Bissau, a espera da constituição de um governo legítimo que desse um uso correto do laboratório.
Para além de detetar a qualidade de drogas tem a capacidade de desvendar a falsificação de notas e documentos.
Lai Baldé/Rispito.com, 08 de Julho de 2015

1 comentário:

  1. A Guiné Bissau nao produz a droga como dizia um anonimo mas pergunto agora para que serve este laboratorio?

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público