quinta-feira, 9 de julho de 2015

EUA admitem colaborar com a Guiné-Bissau em exercícios militares da marinha e fuzileiros

O Secretario de Estado Norte-americano se encontrava de visita de 02 dias ao país, advertiu hoje às autoridades guineenses que “a democracia, a Transparência e o controlo civil sobre as forças armadas constituem bases fundamentais para reafirmação dos EUA para com a Guiné-Bissau.
Disse hoje dia 09 de julho, Ray Mabus, no final do encontro com o Presidente da República José Mário Vaz. 
O Secretário de Estado da Marinha norte-americana, que se fez acompanhar por uma delegação de 09 pessoas, incluindo o Embaixador dos Estados Unidos residente em Dakar, James Zumwalt
Indica o grau de engajamento entre os dois países em projecçao de programas específicos que a marinha americana e o corpo de fuzileiros podem levar adiante em colaboração com as formas armadas guineenses.
De igual modo o governante norte-americano manteve encontro co o Primeiro-ministro guineense Domingos Simões Pereira.
Image result for jose mario vazÀ saída num encontro com o primeiro-ministro declarou “a minha visita aqui é sinal positivo de maior relacionamento entre os nossos dois países. Também dei os parabéns porque a Guiné-Bissau está celebrando um ano que saiu das eleições democráticas. Falamos sobre as reformas do sector segurança, do modo geral, que o Governo está empreendendo. Das medidas que foram tomadas e também analisamos a nossa cooperação suspensa já algum tempo. Falamos de aspectos específicos sobre a marinha da guerra e do corpo dos fuzileiros. O que é que as nossas forças militares podem fazer para a promover a estabilidade não só na Guiné-Bissau, porque aquilo que acontece na região, acaba tendo repercussões no mundo inteiro.” Concluiu  dizendo “Esperamos trabalhar em diferentes áreas, promovendo exercícios militares conjunto, formação e integração dos militares. Como disse foi uma boa reunião e esperamos continuar a trabalhar juntos sobre as questões discutidas.” 
Tomaram parte no encontro o Ministro da Administração Interna, a Ministra da Defesa Nacional, os Conselheiros do Gabinete do Primeiro-ministro. 

O Governante Norte -americano antes de deixar o país, ofertou ao Presidente da República, José Mário Vaz e o Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira Estatuas com Símbolos da Marinha dos Estados Unidos da América.
Lai Baldé/Rispito.com, 09 dee Julho de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público