quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Governo da Guiné-Bissau já está quase a cair

Há um plano no seio de PAIGC para derrubar o governo da republica da Guiné-Bissau, quem disse é o próprio primeiro vice-presidente do parlamento guineense.
A denuncia foi feita neste dia 04 de Agosto na sede de ANP pelo Inácio Correia, o qual leu a carta da estratégia montada, analise de contesto e da dimensão interna em alguns pontos tais como:
  1. possibilidade de queda iminente do governo
  2. Necessidade de criar uma solução estável e credível para relançar o país.
  3. Necessidade de criar uma plataforma ainda no seio de PAIGC que irá suportar       o próximo governo
  4. Necessidade de refazer a politica de aliança de pós-Cachéu.
  5. Necessidade de incorporar no governo pessoas isentas de quaisquer suspeitas
  6. Necessidade de criar um governo em grande que consiga satisfazer todos os grupos.
  7. Necessidade de esse governo ser de unidade nacional
  8. Necessidade de ter uma personalidade na chefia do governo que seja da confiança do Presidente da Republica.
São esses os pontos evocados pelo PAIGC para derrubar o governo da liderança do Domingos Simões Pereira.

Com essa denuncia, o presidente do parlamento, Cipriano Cassama disse que o governo está em perigo e praticamente numa queda eminente, numa altura em que a queda do governo não é a solução viável para o país.
E num tom muito acentuado, Cassama disse que os Deputados não devem ser coniventes com ninguém no país a não ser do que seja do interesse do povo. Pois o que é mais necessário é que haja a paz e estabilidade no país. 
Cipriano lamentou a situação do país e disse estar com muita pena de alguns dirigentes do país, envolvidos num plano de vergonha e que só entristece os guineenses. Porque há muitas saídas airosas por meios de dialogo e entendimento que possa evitar a queda do governo que não é solução benefico par o paí neste preciso momento.
Rispito.com, 05 de Agosto de 2015

9 comentários:

  1. Vamos deixar o governo trabalhar em paz...

    ResponderEliminar
  2. Este governo não tem condições para continuar a governar o país.
    Quem ganhou a maioria na eleição é o PAIGC, e se o partido entende que é necessário mudar o primeiro ministro e os seus ministros porque não tem mais condições para seguir, É LEGÍTIMO.
    E não a motivos para alarmes.

    ResponderEliminar
  3. E vaiiiii....Finalmente os paigiacistas entenderem qual é o melhor caminho para manter paz e tranquilidade politica e economica do nosso país.
    Um governo com tanta publicidades de apresentar os projectos e sem nenhuma iniciativas,é só bla bla,bla e arrogança cheio de mentirâs e corrupção.
    Parabens paigcistas,ritiem lá este individeo Dsp e o seu governo corrupto eles não podem dirigir o nosso país na base arrogança.
    Todos Guineenses querem ver a justiça funcionar é uma coisa fundamental num país democratico.
    Dsp bu pensa kuma ser eligido significa kuma bu na fassi kike bu n'tinde.
    Katem nim alarme pa kila,e kilis kina bim kudjido ena xibe continua muito mindjor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. por favor deixa problema pessoal de lado pensa no pais incluindo o povo o governo esta no caminho certo i no momento certo , ou seja deixa governo terminar o mandato .

    ResponderEliminar
  6. CEM POR CENTO AO LADO DO PRESIDENTE JOAMAV

    Hora bem, a Constituição da Guiné-Bissau concedeu ao Presidente da República todo o direito de derrubar o governo quando achar qualquer inconveniência administrativa.
    Sei muito bem, as preocupações dos guineenses, devido as múltiplas crises que o país vem enfrentando. Mas, isso não deve servir como a justificativa. Guiné-Bissau, neste momento, precisa de um governo dinâmico e não de discurso, achando que pode aproveitar da fragilidade e da inquietação popular para fazer o que lhe apetece. Por minha parte, o Presidente Joamav está cem por cento apoiado, caso ele achar conveniente a deposição do governo.
    Isso não é ilegal. Simplesmente está agindo sob a Lei. Ou seja, o que a lei lhe confere.
    Agora alguém pode me questionar, dizendo que a deposição do governo não é a solução. Eu diria o mesmo, mas, para procurar a solução do problema, o Presidente deve ter a ousadia e agir conforme a lei manda. Se por ventura, quem vier assumir o cargo do Primeiro-Ministro e não corresponde à expectativa dos guineenses, de novo, apoiarei a sua queda, até encontrar uma pessoa que pensa pelo bem-estar da nação, que pensa na solução do sofrimento da população miserável. Concluindo, estou completamente a favor.
    Escritor Marcelo Aratum
    Abraços!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De escritor tu não tens nada, não passas de um perguizoso mental, achando de escritor, o seu pobre análises demostra que não tens nada na cabeça, melhor dito, que tens cerebro do mosquito. Fica sabendo que o regime da Guiné Bissau é semi presidencialismo, o presidente pode dar a sua opinião na formação do governo mas nunca pode fazer indicadição ao primeiro ministro. Andas a armar em escritor e não sabes, tu não passas escritor di tabanka, tu és um limitado, achas que o governo tem vassoura mágica para resolver o problema da Guiné no primeiro ano do mandato.Tem pasensa riba faculdadi di novu pa bu bai recicla, pabia abo i um escritor mediocri.

      Eliminar
  7. É a tua logica que o governo esta no bom caminho,e a minha não é assim.
    Uma pergunta:
    1-tudo es projectos kena apresenta kal um de eles ke lançado primeira pedra?nada...so piu djintis na ilusâo um de eles é o sr.
    Como se pode Deixar um governo corruptos terminar o seu mandato protege os corruptos,para sr.isso vai trazer o disenvolvimento ou vai atrasar ainda mais o disenvolvimento?
    El Dsp ki na xemia es tudo se ceta tira djintis ke Mp.miste pai presenta na justiça es cusas kana tem ba.
    N'misto só pai paigcista kudji utro pai tiral mais rapido possivel.
    E vaiiiiiii....

    ResponderEliminar
  8. É a tua logica que o governo esta no bom caminho,e a minha não é assim.
    Uma pergunta:
    1-tudo es projectos kena apresenta kal um de eles ke lançado primeira pedra?nada...so piu djintis na ilusâo um de eles é o sr.
    Como se pode Deixar um governo corruptos terminar o seu mandato protege os corruptos,para sr.isso vai trazer o disenvolvimento ou vai atrasar ainda mais o disenvolvimento?
    El Dsp ki na xemia es tudo se ceta tira djintis ke Mp.miste pai presenta na justiça es cusas kana tem ba.
    N'misto só pai paigcista kudji utro pai tiral mais rapido possivel.
    E vaiiiiiii....

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público