sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Governo deve ser remodelado mas o DSP desta vez não cai

A Republica da Guine-Bissau viveu uma semana tensa e muita agitada perante avanço ou recuo da continuidade ou não do executivo liderado por Domingos Simões Pereira, isso devido a falta de boa coabitação entre os órgão da soberania.
Facto que motivou uma paragem completa do país nesta quinta ferira 06 de Agosto em termos de actividade laborais só em reuniões, contactos e declarações.
Declarações essas ouvidas pela parte do senhor primeiro ministro, DSP, depois de ter reunido com os corpos diplomáticos acreditados no país e todos os lideres do
partidos políticos que suportam o governo, num discurso onde acusou o PR de querer derrubar o seu governo. Contrariamente ao que sempre não teve antes revelado, o PR sempre tencionou e mantém a intenção de derrubar o governo, por isso é que o PR anda a dificultar e complicar todo o entendimento que podia reinar, com numeração de pontos de discórdia tais como:
  1. O PR diz continuar a não conhecer os resultados reais da mesa redonda e não aceita a explicação do governo.
  2. O Senhor PR quer participar ativamente na gestão dos recursos angariados.
  3. O PR entende que ainda estão no governo elementos que não colhem a sua aprovação, por penderem suspeitas de crime ou por outras situações.
  4. Inclusão no governo de elementos próximos ao PR.
  5. Mais recentemente foi incluído mais um ponto de discórdia: o regresso ao país do Contra-almirante José Zamora Induta, que o PR disse ser da responsabilidade do governo e tendo como propósito desestabilizar o país e o seu mandato.
No desdobramento de todos esses pontos, o PM apontou como prova mais evidente da intenção do PR derrubar o governo, na audição e consultas que iniciou com partidos políticos, com e sem representação parlamentar, com vista a consolidar a sua querida intenção.

Foi dessa forma, que o parlamento guineense convocou de imediato uma sessão parlamentar de urgência para debater sobre o estado da nação.
Depois de mais de dez horas de debate, a sessão encerrou com a aprovação, mais uma vez, de uma resolução de reforço de confiança ao executivo e particularmente ao seu líder Domingos Simões Pereira. Com recomendação de uma mexida profunda na equipa governamental.
É de sublinhar que enquanto decorre a sessão parlamentar de urgência, o movimento de sociedade civil mobilizou centenas de pessoas que estavam concentradas frente ao palácio da republica, numa vigília ao que designaram de protesto contra o derrube do governo e demonstração de solidariedade com o primeiro ministro Domingos Simões Pereira.

Com o discurso do DSP, debate parlamentar e a pressão do movimento da sociedade civil, culminou de imediato com a desconvocação da reunião do conselho de estado que vinha ser convocado pelo PR, que de certeza deviam abordar sobre a possibilidade da queda do governo.

Mais uma vez, o parlamento e o povo demonstrou a solidariedade e confiança na pessoa do PM. E essa crise demonstrou uma discordância entre atitudes e as palavras do senhor PR, de acordo com o seu ultimo discurso dirigido ao povo no parlamento da republica.

Com intenções de ganhar mais energia e garras de confiança, o governo deve ser profundamente remodelado, mas desta vez o DSP não cai... Pelo menos é essa a vontade do parlamento e do povo guineense.
Rispito.com, 07 de Agosto de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público