quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Carlos Correia toma posse do PM da Guine-Bissau 

O Presidente da República conferiu posse ao novo PM, Carlos Correia primeiro vice-presidente dos libertadores, na presença dos Presidentes do PAIGC, DSP, da ANP, enviado da CEDEAO, corpo diplomático,  representante especial da ONU em Bissau e algumas figuras do país.
No ato, o chefe do Estado disse aceitar a proposta feita pelo PAIGC e nomear Carlos Correia PM, sobretudo se trata de uma figura de conhecido e reconhecido mérito, cuja experiencia acumulada confere garantia de bom desempenho para as funções em que acaba de ser investido, que este dedicou parte importante da sua carreira a causa nacional.

José Mário Vaz, considera o ato de posse do novo PM, fim da crise politica e disse esperar que todos os órgãos da soberania bem como as instituições da república tirem as devidas ilações, para no futuro o país não volte a viver em crises desta natureza. Acrescentando que está persuadido sobre as qualidades humanas do novo PM, já alargamento conhecidas, as ação do seu Governo serão norteadas de rigor e da transparência, e que cada franco cfa a ser gasto, será rigorosamente aplicado na satisfação das necessidades básicas e urgentes da população guineense. 

O primeiro magistrado da nação garante advogar e defender perante população e a comunidade internacional, e não poupará esforço em lhe acompanhar e apoiar em todo quanto considerar que possa ser útil no desempenho enquanto chefe de Governo. Presidente Mário Vaz, disse esperar que o PM apresente com a maior brevidade possível a composição do elenco governamental que irá continuar os esforços de materialização das legítimas expectativas do povo.  
O novo primeiro-ministro, Carlos Correia, agradeceu a confiança do PAIGC e do Presidente da República em nomeá-lo para dirigir o Governo num momento particular do país, no exercício do seu cargo pautará no respeito a Constituição da República e de mais leis.
Carlos Correia garante tudo fazer não poupar esforços para que haja relacionamento profícuo entre os órgãos da soberania criando um clima de paz e estabilidade politica e governativa no país. 
Os guineenses conheceram esta quinta-feira 17 de setembro, o novo PM, após trinta e seis dias da desgovernação e exoneração do governo do DSP.
O Baciro Dja, PM deposto não compareceu na cerimónia de tomada de posse, sinal claro que as querelas no seio do PAIGC, ainda estão longe de serem ultrapassadas. 
Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e ao seu povo sofredor.
Lai Balde-Correspondente, 17/09/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público