quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DSP em Luanda para participar na segunda reunião anual do Conselho da Internacional Socialista

O Presidente do Partido Africano para Independência da Guiné - Bissau (PAIGC), Domingos Simões Pereira, chegou na manhã de hoje (quinta-feira), a Luanda, onde vai participar na segunda reunião anual do Conselho da Internacional Socialista (IS), que decorre de 27 a 28 de Novembro, na capital angolana.

A sua chegada ao país, o político Bissau guineense deu a conhecer que, durante a sua visita de três dias, vai inicialmente “visitar e estar com os camaradas do MPLA e reforçar o intercâmbio existente entre os dois partidos”, seguindo-se a participação no encontro da IS que Angola acolhe.

Entrevistado pela Angop no aeroporto de Luanda, o líder do partido recordou que “a relação entre o PAIGC e o MPLA é antiga e boa”, tendo a propósito referido que, recentemente, “a Guiné-Bissau passou um período muito menos tranquilo e, na época, fomos trocando notas a distância com os membros do partido MPLA”.

Entretanto, acrescentou, “agora teremos a oportunidade de estar juntos para abordar também este assunto e aproveitar a ocasião para partilhar com os membros do MPLA a actual situação politica na Guiné-Bissau e, eventualmente, ouvir alguns conselhos”, realçou.

Segundo Domingos Simões Pereira, a Guiné-Bissau tem propósito firme de voltar a ter convívio com os partidos esquerdos e progressistas, tendo lembrado que esta será a primeira vez que o seu partido volta a participar num evento do género, depois de muitos anos ausente, pelo que reiterou que “estamos com uma grande expectativa da nossa integração plena no grupo da IS”.

A reunião da Internacional Socialista (IS) a ter lugar na capital do país, realiza-se no quadro da reafirmação dos seus compromissos, pela defesa da liberdade, democracia, paz, igualdade e do progresso", aguardando-se em Luanda a presença de representantes de cerca de 160 partidos.

O Conselho da IS, órgão que integra todos os partidos e organizações membros, tem como missão fundamental deliberar sobre as questões políticas e organizativas, decorrentes da dinâmica da vida política internacional, entre outros assuntos.


A  primeira reunião de 2015 do Conselho da Internacional Socialista (IS) teve lugar em Julho, na cidade norte-americana de Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA).
Rispito.com /Lusa, 26/11/15

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público