sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Europa entrega 6,2 milhões à Guiné-Bissau no quadro do acordo de pescas

A União Europeia (UE) entregou 6,2 milhões de euros ao Governo da Guiné-Bissau no quadro do protocolo de pescas 2014-2017, anunciou hoje a delegação da UE em Bissau, em comunicado.
  
"A UE efetuou em Novembro o segundo pagamento anual de 6,2 milhões de euros ao Tesouro Público a título de compensação financeira pelo acesso aos recursos haliêuticos da Guiné-Bissau", anunciou a delegação.
A esta verba acrescem "as taxas pagas pelos armadores europeus para beneficiar das licenças de pesca".
A UE entrega ainda "uma contribuição específica anual de três milhões de euros sujeita a programação conjunta e de acordo com as prioridades expressas pelas autoridades da Guiné-Bissau" para apoio ao setor.
Uma comissão mista bilateral aprovou na última semana a programação daquela contribuição para 2016 e ficou definido que será destinada a reforçar o controlo e vigilância das pescas, lutando contra a captura ilegal.
Para o efeito, vai avançar a construção de bases avançadas equipadas para a missão de controlo, a par da aquisição de dois navios de fiscalização.
Os três milhões de euros vão servir também para realizar campanhas de investigação científica, apoiar a pesca artesanal e a formação dos agentes do Estado e profissionais do setor.
O Acordo de Parceria de Pescas entre a Guiné-Bissau e a UE entrou em vigor a16 de junho de 2007, tendo sucedido a outros acordos desde a década de 1980.
Rispito.com/Lusa, 02/12/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público