segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

SINJOTECS AMEAÇA COM MANIFESTAÇÃO E AÇÃO JUDICIAL CONTRA O PGR 

Mamadú Candé - Presidente do SINJOTECS
SINJOTECS promete sair na rua com manifestação e consequentemente mover uma ação judicial contra o PGR se este não reconsiderar a sua decisão repentina, não explicada nem fundamentada de tentar mutilar a comunicação social do país.

O Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS) considera a decisão do PGR de suspender o programa “Cartas na Mesa” da RDN de antidemocrática, inconstitucional que poderá colocar em causa a imagem da Guiné-Bissau perante olhares da comunidade internacional.
Em entrevista exclusiva esta segunda-feira 08 de Dezembro a radio Rispito online, Mamadú Cande não tem duvida que a decisão de Sedja Mam é um ato que aumenta o denegrir da imagem do país ainda nebulada com crises politicas cíclicas.

O líder sindical aconselha António Sedja Mam para reconsiderar a sua posição, caso contrario, o sindicato será obrigado a promover manifestações de protestos junto ao Procuradoria-geral da Republica ou ainda recorrer instâncias judiciais para fazer valer a liberdade de imprensa e de expressão na Guiné-Bissau.

Ladislau Embasa
Na mesma dinâmica, Ladislau Embasa, Presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social disse que a decisão do PGR, não tem enquadramento legal, porque o país não está no estado de emergência, nem o caso encontrar na sequência de um processo de crime. Por isso, Embassa disse que a decisão do Sedja Man é inválida na medida em que choca com a Constituição da República.

“Só se pode suspender o exercício dos direitos fundamentais da liberdade de expressão aos órgãos de comunicação social em estados de sítio ou de emergência, mas não é o caso no momento”. Assim sendo, aconselha a direcção da RDN para não respeitar e nem acatar a referida ordem da PGR, porque ela só vem barrar às liberdades de expressão e de imprensa de forma arbitraria e ilegal.

Apesar de ventos e contra marés, Candé garante que os profissionais de comunicação social guineense ainda estão a exercer as suas atividades no estrito respeito as leis vigentes do país e nunca se vão intimidar. 

Para amanhã 08 de Novembro, o PGR convocou o Diretor-geral da RDN, para um encontro de trabalho na Procuradoria-geral da Republica em Bissau sobre a matéria.
Certo é que a direção da RDN não respeitou a decisão do PGR, ja que o programa “Cartas na Mesa” foi emitido normalmente no sábado sem circuitos da Procuradoria-Geral da Republica. 
Rispito.com/Lai Baldé-Correspondente, 07/12/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público