terça-feira, 8 de dezembro de 2015

PGR deu um passo falso mas voltou a trás

Quem serve de espelho, tem que cuidar com o brilho da sua reflexão para que os outros possam espelhar.
O recém-nomeado PGR arrancou tropeçando e agora embrulha-se num gap desprestigiante perante um poder incontornável chamado comunicação social.
“Ficou sem efeito a pretensão do Procurador-Geral da Republica de mutilar o serviço publico da RDN. O programa Cartas na Mesa debates aos sábados na Rádio Difusão Nacional (RDN) vai continuar a emitir normalmente sem influencia de algo pretendido pelo PGR ou de quem quer que seja.”
Palavras do Diretor-geral da RDN, terça feira 08 de  Dezembro no final de um encontro de trabalho com o PGR, António Sedja Mam, que durou cerca de duas horas no Gabinete deste cito na Procuradoria-Geral da República junto ao Ministério Publico em Bissau.
Francisco Muniro Conté assegurou que Sedjam Mam ficou minimamente esclarecido sobre o que orienta a atuação dos profissionais de comunicação social do país, quanto ao serviço público, fazendo a menção dos artigos 13 e 14 da lei da liberdade de imprensa e o plasmado na Constituição da Republica da Guiné-Bissau. 
O DG da RDN disse que o encontro não é uma sessão de audiência mas de trabalho, sem nenhuma ameaça de ninguém. “Não há motivos de preocupação o programa vai continuar a imitir normalmente e ficou retido havendo preocupação sobre funcionamento da radio, a direção da RDN estará aberta a dar devidos esclarecimentos ao PGR.”
Conté sublinhou que não respeitaram em princípio a decisão do Sedja Mam, de suspender o programa, porque a decisão não tem enquadramento legal, está completamente despida da legalidade. “ Estamos aqui por uma questão de respeito aos instituições publicas e judiciais do país e, faremos o sempre que fomos solicitados” conclui 
Recordamos que O Procurador-Geral da República, António Sedja Mam ordenou sexta-feira 04 de Dezembro, a suspensão provisória do programa “Cartas na Mesa”, da Rádio Difusão Nacional da Guiné-Bissau, justificando a sentença “zelar pela ordem, paz, estabilidade segurança institucional que se queira com o país, quer de ponto de vista interno e externo.”
Uma decisão condenada veementemente pela Liga Guineenses dos Direitos Humanos (LGDH), SIJOTECS, CNCS e outras organizações parceiras da comunicação social do país.
Ouvir o Diretor da RDN antes de avançar precipitadamente era a forma perfeita de decidir a suspeição ou não do programa radiofónico que sai regularmente há três anos com um bom agrado ao publico.
Rispito.com/Lai Baldé-Correspondente, 08/12/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público