quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ZAMORA INDUTA LIVRE MAS O PASSAPORTE AINDA NA JUSTIÇA  

O ex-Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Zamora Induta foi restituído a liberdade mas não é entregue ao general o passaporte.
Palavras de Rute Monteiro advogada do Contra-almirante, no final de uma audiência de cerca de duas horas esta quarta-feira 16 de Dezembro em Bissau, com os juízes do Supremo Tribunal Militar.
Rute Monteiro disse que foram surpreendidos com a inquirição para o qual o Zamora Induta foi convocado. “O Tribunal Militar Superior declarou invalida a medida de coação aplicada pela Promotoria de Justiça Militar, mas não é entregue ao Vice-almirante o Passaporte.” Declarou a advogada
A advogada disse não compreender a postura do STM porque os autos são considerados inválidos por essa instância. Por isso não há declaração a prestar no processo.  
Na sua primeira aparição pública aos longos anos, Zamora Induta, destampou a rolha afirmando que o seu caso é uma perseguição encomendada. Com tudo o general avança estar tranquilo, sereno e não vai cair nas tentações ou responder algumas provocações da praça pública.
O vive -almirante questionou “o que se faz com 40 dias de prisão domiciliária? E o que se faz com 50 dias de prisão preventiva em Mansoa? Nós informamos aqui que temos um doutoramento em curso, estou na iminência de perder o curso. Isto tudo fica por conta de quem? É essa questão.” Disse Induta
General induta garante após o curso regressar ao pais, se haver qualquer cidadão comum ou coletivo que tenha algo que tem a ver com ele, que recorra a justiça, estará disponível para responder qualquer tipo de situação.  
Recordamos que a bem pouco tempo, o Colectivo de advogados de Zamora Induta, acusou a Promotoria Militar de falta de transparência e de independência, de estar ao serviço de alguém.
Zamora Induta chegou no país a 21 de Julho de 2015, dias depois foi detido conduzido para prisão de Mansoa, em consequência o Supremo Tribunal de Justiça ordenou a sua liberdade que hoje estaria a ser posto em causa, com o passaporte apega a justiça.
Rispito.com/Lai Balde-Correspondente, 16/12/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público