quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Baciro Djá acusado de violar as portas da ANP 

As portas que dão acesso ao salão plenário da ANP se encontravam todas fechadas após a ordenação da suspensão da sessão parlamentar, foram violadas por Baciro Dja, para permitir a realização da sessão parlamentar inicialmente agendada para esta quinta-feira para destituir o líder do parlamento guineense, Cipriano Cassamá.
A denuncia é do Director dos serviços Administrativo e Financeiro da ANP, Baifaz António Correia, afirmando ser o único possuidor das chaves das portas que dão acesso ao  Salão plenária e, recebeu informação que a porta foi violada por Baciro Djá.
Falando na plenária da ANP, Baciro Dja disse que as portas da ANP abrem com qualquer chave. Prova disto foram colocadas chaves em várias portas, todas abriram demonstrando a debilidade de construção do edifício "Colina de Boé, com o elevador paralisado a mais de 05 anos.   

Ainda mantém-se o dispositivo de segurança em todas as direções que dão acesso a sede da ANP. No meio de tudo é visível ainda homens e mulheres vestidos a paisana movimentando na dependência do hemiciclo guineense com propósitos de intervir em caso de desacato. 
A sessão parlamentar desta quinta-feira do segundo parlamento sob presidência do Alberto Nambeia, funcionou com obstáculos devido ao acesso ao aparelho do som da ANP. O fato obrigou lhes a improvisar um outro para reabrir a sessão.
Durante os trabalhos no período antes da ordem do dia, Manuel Nascimento Lopes

(Manelinho) denunciou que foi alvo de tentativa de assassinato, cujo autor foi detido pelas autoridades policiais do país.
Ficou protelado para o dia 26 deste mês a próxima sessão parlamentar do segundo parlamento da Guiné-Bissau constituído pelo grupo de 15 dissidentes e expulsos do PAIGC, apoiado pelo PRS. 
Rispito.com/Lai Baldé-correspondente, 21/01/2016

1 comentário:

  1. Credo!? O “segundo parlamento”? O QUÊ!?

    Mas como? Já se fala do segundo Parlamento na Guiné-Bissau? Imagino, que se quer dizer a Assembleia Nacional Popular (ANP), segundo.

    Se for de facto isto uma realidade, então, para quando o “segundo Governo” e o “segundo Presidente da República”?

    Porque será simplesmente assim: basta um grupo de gente se achar em direito de também ser o Governo ou Presidente, constituirá o seu “2º Governo”, “2º Presidente”, "República 2", ou sei lá. Não se dignará a recorrer a instituição nenhuma competente na resolução de confusões e conflitos em tais situações. Na base de leis e pacificamente. Que loucura.

    Na Somália, Afeganistão se faz assim já há quase 30 anos (senão mais). Na Líbia e Síria começou-se há picos anos atrás. Têm lá muita guerra com tudo aquilo que uma tal obra humana acarreta.

    Portanto, um stop a esta asneira grande de “segundo Parlamento”. É perigosíssimo para a nossa vida comum na Guiné-Bissau, sem mais tiros e mais derramamento de sangue. Isso não é brincadeira!!!

    Obrigado.
    Amizade.
    A. Keita (meu mail: abikeita@yahoo.fr para quem deseja e queira um debate cidadão e responsável).

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público