sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CICLONE DA CRISE POLÍTICA EM VELOCIDADE INCERTA

Mais um encontro  frustrante e sem efeito positivo. O PR se desdobra em reuniões e encontros de pouco ou nada têm produzido resultados agradaveis.

Terminou mais um encontro sobre a crise parlamentar, desta feita entre o PR e os representantes da Comunidade Internacional com vista a encontrar soluções a crise politica que assola o país cerca de 07 meses sem solução a vista pelo Chefe de Estado José Mário Vaz.
A saída, Ouvido Pequeno Representante da União Africana e porta-voz da comunidade Internacional no encontro, disse debatidos na reunião três propostas para a saída a crise, que no seu entendimento cabe agora ao José Mário Vaz pronunciar-se oportunamente para desbloquear o litigio parlamentar. 
Após a reunião, o Presidente Mário Vaz, deixou Bissau rumo a sua terra Natal Calequisse, Regiao de Cacheu. 
Com a deslocação do PR ao Norte do país, é uma evidencia que ele não fará nenhuma uma comunicação a nação pelo menos no fim-de-semana, permanecendo porquanto o impasse até a próxima semana, onde as partes poderão retomar mais um encontro negocial no Palácio da Republica. 
Rispito.com/Lai Baldé-correspondente, 19-02-201

1 comentário:

  1. A. Keita
    Essa engenharia política toda do PR para que? Para que?

    Não pode e nem vai dar em nada, de uma solução duradoura. Porque o PR ele mesmo é parte do grupo de atores implicados diretamente no conflito. Ele é parte!, via o “grupo dos 15 deputados” desviantes do PAIGC, estes por sua vez, aliados ao PRS e PND, opostos ao PAIGC. Isto se vê a olho nu para quem quer ver.

    Os outros grupos de atores participantes neste dito diálogo negocial, com todo o respeito, é cosmética (incluindo a mesa da ANP e os Internacionais).

    Sendo assim, neste quadro, e assim promovido pelo PR, entre estes atores (incluindo ele mesmo), cada um vai tentar, aliás legítimo politicamente, é defender a sua posição; os seus interesses.

    Por isso, repito, esta via não vai resultar em nada, de uma solução duradoura de saída da presente situação de crise.

    A via verdadeira, de uma solução de saída imediata e duradoura está na via judicial. No Supremo Tribunal de Justiça (STJ). ÁRBITRO!!!

    Esta via também só quando o STJ se fundar puro e duramente na sua tomada de decisão, nos preceitos de leis, nas leis e nas normas do ordenamento legal bissau-guineense. E recorrer, em última instância (em caso de dúvidas, lacunas, ambiguidades etc.), as EXIGÊNCIAS DA CONSCIÊNCIA PÚBLICA BISSAU-GUINEENSES.

    Seja como for, uma decisão de árbitro é uma decisão de árbitro. Deverá ser acatada por todos. E, bem-feita, seria esta a “coisa” nova, UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO esta vez. Senão, continuamos e continuaremos no “déjà vu”. Na melhor das hipóteses, a presente ronda negocial vai terminar com uma solução cosmética no verdadeiro sentido de palavra. E logo seguirá a seguinte cena de continuação futura.

    As partes considerando-se vencedoras ou vencidas irão cada uma para o seu canto fabricar novas alianças políticas de circunstância; e preparar-se para uma outra ronda de “caça-guerra-caça”. E lá iremos de novo, cair num outro caso da situação de crise de instabilidade governativa. Político-civil? Com certeza! Ou, político-civil misturada à político-militar? Não sei. Esta interrogação, nesta ronda, até aqui, continua ainda no não. Mas agora, se tudo continuar nestas tentativas de engenharias políticas do PR e resultar consequentemente numa solução de engenharia política, não sei.

    Obrigado e um abraço amigo a todos vós meus conterrâneos bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
    Que prevaleça o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público