quinta-feira, 3 de março de 2016

BISSAU ACOLHE ATELIER REGIONAL SOBRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO VALOR ECONÓMICO DOS ECOSSISTEMAS 

Seco Cassamá
Mais de 20 técnicos da Convenção para a Cooperação e desenvolvimento do Meio Ambiente Marinho e Costeiro da África Ocidental, Central e Austral encontram-se reunidos em Bissau, no Atelier sobre Instrumentos de Avaliação do Valor Económico dos Ecossistemas organizado pela Secretaria de Estado do Ambiente.

Ao presidir o ato, o Secretario do Estado do Ambiente afirmou que a zona costeira e marinha que constitui a Convenção de Abidjan e as suas bacias hidrográficas estão dispostas a um grande risco proveniente das atividades antrópicas inadequadas, como a agricultura, indústria, turismo, mineiras e petrolíferas provocando várias formas de degradação ambiental ao nível da zona. 

Seco Cassamá,  aponta como solução criar condições necessárias por forma a dotar os países de políticas, estratégias e planos de acções para fazer face os atos nefastos de forma coordenada e inteligente permitindo criar condições para um desenvolvimento sustentável dos países componentes da Convenção. 

O governante indica que as três Correntes Marinhas da eco-região nomeadamente Canárias, Golfo da Guiné e Benguela, são um dos ecossistemas mais produtivos do mundo e a sua riqueza baseia-se fundamentalmente em recursos pesqueiros, reservas de petróleo, gás natural, minerais preciosos. E, em termos de assentamentos demográficos, albergando mais de 300 milhões de habitantes cuja maioria o seu bem-estar depende diretamente dos recursos existentes nessas zonas costeiras e marinhas que segundo disse devem ser protegidas ao melhor aproveitamento pelas populações da zona marinha e costeira.  

De relembrar que, a Guiné-Bissau faz parte dos 22 países signatários da Convenção de Abidjan, cujas ações de reforço de capacidades, deram início esta quarta-feira devendo prolongar-se até ao dia 06 de Março, com propósito de dotar os participantes e aos agentes responsáveis da Contabilidade Pública de instrumentos e métodos que permitam avaliar regularmente o valor económico dos ecossistemas nos respetivos países.
Rispito.com/Lai Balde-correspondente, 02-03-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público