quinta-feira, 3 de março de 2016

COMUNICADO A IMPRENSA
ASSUNTO: Resposta - Esclarecimento da questão de vagas/ bolsas atribuídas pela ONG NAUP para os estudos no Brasil

Abel da Silva Gomes 
Já se vinha propalando especulações, acusações gratuitas e mal intencionadas em relação ao Deputado Abel da Silva Gomes e dantes juntamente com o Deputado Domingos Alexandre Almeida vulgo “Nanato”, relativamente aos estudantes que deviam beneficiar de vagas/bolsas atribuídas pela ONG NAUP para os Estudos nas Faculdades Brasileiras, devendo haver uma “mão” invisível que quer prejudicar ou rabiscar a dignidade e reputação dos mesmos.
A partir do dia 26 de Fevereiro do ano em curso, numa promoção de um “golpe publicitário”, foi larga e tendenciosamente mediatizado nos órgãos de Comunicação Social nacional e estrangeira, particularmente na Rádio Nacional e em algumas redes sociais, o dito julgamento do Deputado Abel da Silva Gomes que nunca foi notificado, portanto, nunca soube do referido acto e nem da presença dos jovens estudantes no Tribunal Regional.
Tristemente, neste momento, corre em todas as Regiões do País rumores e boatos, lançados de propósito, de que o deputado Abel da Silva Gomes, antigo Secretario Nacional do PAIGC, está sob prisão preventiva por não comparecer ao julgamento, provocando, assim, o panifico nas pessoas amigas, familiares e aqueles que revêem na pessoa idónea do político/deputado em causa.
O deputado Abel da Silva Gomes, neste processo, nunca se encobriu da capa de imunidade e sempre foi disponível, colaborando com as entidades judiciais no que for preciso esclarecer.      
Seria bom que fique bem claro de que o irmão mais novo do Deputado Abel da Silva Gomes, de nome Sr. Inó da Silva Gomes é o Líder da ONG NAUP e seu Presidente Executivo, e é quem responde pela organização e actos deste. Também foi ele quem geriu directamente (ao abrigo dos estatutos da ONG NAUP) com apoio do seu Administrador/Tesoureiro, Sr. Geremias da Silva Gomes, os fundos provenientes das taxas administrativas pagas pelos jovens estudantes interessados nas referidas vagas/bolsas como constam nos elementos de prova disponíveis nos autos.
É de salientar de que o Deputado Abel da Silva Gomes nunca foi intermediário neste processo de bolsas e em nenhum momento abordou qualquer um daqueles jovens estudante no sentido de bolsa – é mentira a noticia que vem sendo veiculada.
Portanto, pelo que se saiba a responsabilidade criminal é intransmissível. Pois, não será justo forjar a responsabilização do Deputado Abel da Silva Gomes pelo facto de ser o irmão e ter apoiado de boa fé o nobre propósito de ajudar a juventude estudante a conseguir espaços de formação no exterior, participando juntamente com o Deputado Domingos Alexandre Almeida vulgo “Nanato” na constituição, em Bissau, da ONG NAUP, na conclusão e assinaturas de protocolos com o Governo da Guiné-Bissau representado pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação Nacional, este ultimo com o compromisso de velar pela atribuição de vistos aos bolseiros, vistos que não conseguiram obter e que só aquela entidade do governo tem a explicação das reais razoes de bloqueio.
O tratamento encomendado a imprensa visando conotar ou utilizar pejorativamente a nomenclatura “ antigo Secretario Nacional do PAIGC” e “Deputado”, a instrumentalização dos jovens estudantes, querendo associar a reputação do respectivo titular a uma postura de burla, de corrupção e de foragido da justiça é falsa, e só pode ter uma justificação política.
O Deputado Abel da Silva Gomes, para os que bem lhe conhecem, teve sempre uma postura de pessoa de bem, pessoa idónea, responsável e com dignidade.  
Lamenta-se o facto do que aconteceu e que prejudicou as ambições dos jovens estudantes, estando os mesmos a reivindicarem, com justa razão, o suor e sacrifício dos seus pais na disponibilização de seus escassos meios sem obterem os resultados desejados, tendo também interesse em que o assunto seja devidamente esclarecido e resolvido.
Bissau, 29 de Fevereiro de 2016.
Abel da Silva Gomes

O Deputado

1 comentário:

  1. EU SOU UM DOS LESADOS NESSE PROCESSO1!
    ESTOU PEDINDO A JUSTIÇA QUE SEJA FEITA, O INO DA SILVA GOMES E GEREMIAS DA SILVA GOMES DEVEM PAGAR POR ISSO...
    CAUSARAM UM ENORME PREJUÍZO PARA COM AS GENTES (CERCA DE 90 MILHOES DE CFA).

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público