quinta-feira, 3 de março de 2016

Quem disparar tiro seu lugar é no cemitério

Qualquer militar que disparar um tiro, destinado a subverter a ordem constitucional ou contra a sociedade civil, mesmo que seja simplesmente para intimidar, a resposta do seu ato não cabe neste mundo dentro de uma prisão, o seu  lugar é diretamente  no cemitério.

Quem disse é Biagué Nam Tam, o Chefe de Estado Maior General das forças Armadas da Guiné-Bissau, quando discursava perante batalhão militar no ato da receção de cumprimentos alusivos ao novo ano por parte de soldados e oficiais das Forcas Armadas, no Quartel-General, em Bissau.


Num evento presenciado por oficiais generais, entre os quais o líder do golpe de Estado militar de 2012 e ex-chefe das Forças Armadas guineenses, general António Indjai, Biague Nan Tan disse estar contra qualquer tentativa de alteração à ordem constitucional. Porque a história provou que golpes de Estado apenas trouxeram ao país "a desgraça e o sofrimento" pelo que não serão mais tolerados, reiterou.


O general lembrou ainda que, por causa de golpes de Estado, vários oficiais das Forças Armadas guineenses foram sancionados pela comunidade internacional ao ponto de ainda hoje não poderem sair do país, nem para tratamento médico.

O líder militar denunciou existência de aliciamentos que possa conduzir a intromissão da classe castrense na vida politica e civil. Pelo que, Nam Tam volta sublinhar que a tolerância é zero quanto ao desvio na linha de orientação de qualquer militar. 

Posto isto, Biague Nam Tam aproveitou a ocasião para explicar que  o atraso de pagamento de salário verificado ultimamente é o facto de alguma dificuldade com que o governo se depara, mas tranquilizou a todos que a situação será ultrapassada em breve.
Rispito.com, 03-03-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público