terça-feira, 5 de abril de 2016

STJ considera inconstitucional a deliberação da Comissão Permanente de ANP

O Supremo Tribunal de Justiça decidiu em plenária declarar inconstitucionalidade material e fomal da Deliberação nº 01/2016, de 25 de Janeiro da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, com força obrigatória geral artigo 126º ns 03 e 04 da Constituição da Republica. 
De acordo com o acórdão nº 03/2016 do processo nº 03/2016, desta instância suprema da justiça guineense, a decisão da Comissão Permanente entra em conflito direto com as normas constitucionais.
No documento, os juízes acusam a Comissão Permanente da ANP de violação flagrante da Constituição da Republica ao não permitir o princípio do contraditório aos 15 deputados expulsão do PAIGC.

Esta decisão judicial pode colocar em causa a maioria absoluta do PAIGC no Parlamento, uma vez que os 15 deputados expulsos celebraram um casamento com o PRS na discussão e votação do programa do Governo de Carlos Correia.
Ainda no acórdão judicial Dez dos 11 juízes que compõem o plenário do STJ votaram favoravelmente o acórdão e um votou vencido, na decisão sustentada em 23 folhas com a data do dia 04 de Abril de 2016.

Uma decisão que, mais uma vez, veio engrandecer a corporação judicial do país, pela maturidade, isenção e transparência. Restando por agora, a continuidade do ambiente efervescente entre os politicos que nasceu para crescer e rasar toda a legislatura (legislativa e presidencial).
Rispito.com/Lai Baldé-correspondente, 05-04-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público