sábado, 30 de julho de 2016




BREVE HISTORIAL DE ANAC
"Associativismo para uma comunidade mais unida e melhor integrada"

ANAC – Associação de Naturais e Amigos de Caió (Guiné-Bissau) em Portugal é um organização autónoma, constituída por escritura pública feita no dia 31 de Julho de 2002 – Cartório Notarial de Cascais.  Foi publicada no Diário da Republica  n.º 222, 2º suplemento – III série, folhas 20 582-(120) e 20582-(121) em 25 de Setembro de 2002. 
Tem por objectivo cultivar, divulgar, preservar os valores históricos e tradicionais de Caió, contribuindo para a promoção sociocultural, de espírito de solidariedade, de entreajuda, de intercâmbio e de conivência entre ao seus associados, visando uma comunidade mais unida e melhor integrada.
Trata-se que juntos nos enriquecemos humanamente e alcancemos maiores níveis de convivência, intentando aumentar a sua popularidade e alargá-la a um maior número de pessoas desta sociedade multicultural que cada dia se está sendo realidade em Portugal.
Através do associativismo cremos que é possível facilitar o envolvimento nesta sociedade mais plural e pacífica, que se consiga deixar  de ter especial relevância a cor, a religião ou a origem dos membros da comunidade, para fortalecer sua concepção como "pessoas" e como seres humanos que compartilham e convivem formando uma comunidade.

A ANAC – na prossecução dos seus objectivos, visa apoiar a realização de programas e projectos infra-estruturais em Caió (a curto, médio e longo prazo), designadamente nos domínios educativos, culturais, de saúde e saneamento básico e da agricultura.
Mais de 200 sócios residentes  na sua maioria em Lisboa, nos países da União Europeia e na Guiné-Bissau(em particular setor de Caió e setor Autónomo de Bissau). 

Celebram-se festas populares de uma maneira efusiva e entusiástica, chegando até a ter um caris megalómano, como é o caso de "Cacau", "Bintchagra", "Katchituran", "Kássara".

Cacau – festa que inicia o ano agriculta;
Bintchagra – festa popular da juventude feminina;
Katchitturan – festa popular da juventude masculina;
Kássara - Procissão

Lisboa, 29 Julho de 2016
Secretário
Arnaldo Costa
Contatos: anac2016.portugal@gmail.com
Presidente da direção: Empiano Gomes:+351938046665 
Sra. Aida Datupe: +351963370425.
Secretário: Arnaldo Costa: 966756597(Bissau)

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público