quarta-feira, 14 de setembro de 2016

QUEM VAI GOVERNAR O POVO E QUEM FARÁ PARTE DESSE GOVERNO

Guiné-Bissau cada vez com sonhos de esperança adiada. Mas... em consolidação da nossa pertença na sub-região africana, mais uma vez, CEDEAO representado pelos Presidentes da Guinée Conakry e de Serra-Leoa, chegaram no solo guineense e foram recebidos com pompa e circunstancia. 

Esses por sua vez, cumpriram mais uns bons ofícios ou esforços possíveis de ver um país irmão ao menos num entendimento dentre os actores da vida nacional. Encetando contacto com todos os "forçudos" da politica e envolvidos no imbróglio. Falaram, concordaram e assinaram um memorandum de acordo.
Ao assinarem o acordo, ambos manifestaram um espírito a boa maneira de um patriota, com pronunciamentos de que estão dispostos em tudo o que vai ao encontro do desatar o povo do marasmo.

Certo é que, a grande incógnita está  na incerteza à volta do cumprimento daquilo que ficou acordado na visita desses dois chefes de Estado da CEDEAO. Partindo de pressupostos na própria discordância das palavras de cada um dos intervenientes depois de assinatura e como é que vai ser de concreto esse Governo de inclusão, mediante essas perguntas:
  • Como será gerido o consenso que vai ao encontro da vontade de todos na escolha do Primeiro-Ministro?
  • O governo será chefiado pelo PAIGC? ou será simplesmente integrado alguns elementos deste partido vencedor das últimas eleições legislativas ? 
  • Como será a partilha das pastas numa conjuntura politica em que a luta de todos é de ser governante?
  • Ou será que esta  crise veio para ficar durante todo o resto da legislatura e persistir ao longo do mandato presidencial? 

São perguntas que só o futuro tem a resposta correta.

Seja como for, sabe-se que, será formado um Governo que abrange todas as partes agora desavindas, onde o beninense, Marcel de Souza, o novo presidente da comissão da CEDEAO, será o líder do processo para a escolha da figura de consenso à cargo do primeiro-ministro e o formato do Governo. Mas na verdade, ninguém sabe ao certo quando é que começam essas diligências e quanto tempo será preciso para a sua conclusão.
Rispito.com, 14-09-2016

1 comentário:

  1. Obrigado irmao, pela sua analises da nossa vida politica, apesar de longe mas estamos acompanhar de perto a situacao do nosso Pais, sobre a ultima parte nao concordo nao sei se e asua opiniao ou sera a realidade, mas o tal Marcel de Sousa, com todo respeoto ele nao pode escolher o nome do proximo 1 ministro, seja qual for a circunstancia nao somos provincia de ninguem ou "ponta Ambros".

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público