quarta-feira, 5 de outubro de 2016

BACIRO DJA REAGE A VITORIA DE ANTÓNIO GUTERRES

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, classificou hoje como "uma grande vitória" a eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

"Era expectável, é uma grande vitória para a comunidade internacional, para Portugal e para os países de língua oficial portuguesa, tratando-se de um cidadão da nossa comunidade", referiu o líder do governo guineense, em Bissau, à margem de uma reunião do Conselho de Ministros.

Baciro Djá considera que António Guterres é "um homem sensato, inteligente, equilibrado e que vai conseguir compreender as dinâmicas existentes na nova ordem política internacional".

O governo da Guiné-Bissau "está feliz", sublinhou o primeiro-ministro, "e certamente o povo" também, acrescentou.

Baciro Djá fez votos de "sucesso" e espera que o novo secretário-geral "possa traduzir na prática as reformas que o sistema das Nações Unidas precisa, já há muito tempo", concluiu.

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.

O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento (em 15 votos), sem qualquer veto.

Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar na quinta-feira uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.
Rispito.com/Lusa, 05-10-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público