quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Comunicado de Imprensa

O secretariado Nacional do PAIGC em perfeita sintonia com o secretariado Regional do Partido tem vindo a tentar conter os militantes e simpatizantes de Bafata que pretendem utilizar a força para consumar a imediata expulsão dos ocupantes,  como forma de evitar um desnecessário derramamento de sangue,  facto que poderia catapultar o pais de forma negativa nos planos regionais e internacionais

Perante esta violacao e invasao da nossa Sede Regional,  vem o Secretariado Nacional do PAIGC solicitar a urgente intervencao desse Ministério do Interior no sentido não so da reposicao imediata da legalidade,  e consequente expulsao dos invasores sem prejuizo das medidas de coacao legal a que terão de se sujeitar os infratores.

Para além disso,  o PAIGC quer tao somente relembrar a esse Ministério que é da sua obrigacao a adopção de medidas preventivas com vista a reposição das sedes e demais instalações do PAIGC aos níveis regionais e nacional.

O secretariado Nacional aguarda que as instituições competentes do Estado assumam as suas responsabilidade pelo que se reserva igualmente ao direito de não travar os seus dirigentes,  simpatizantes decididos em defenderem com os seus meios e decisão,  o património militantes e do PAIGC.

O Secretariado Nacional vem igualmente denunciar a participapao de elementos da Guarda Nacional pela cobertura que deram aos assaltantes da Sede Regional do Partido em Bafata,  na pessoa de coronel Sadjo Cisse, atravez da utilizacao da viatura com a matricula 00-04 da Guarda Nacional,  cedida para o efeito pelo Senhor Botche Cande,  Ministro de Estado e do Interior,  transportando jornalistas previamente convocados e levados a Bafata,  nomeadamente a equipa da televisao nacional na pessoa da jomalista Artemisa Bucancil Cabral para procederem a cobertura deste vergonhoso assalto.

o Secretariado Nacional do PAIGC chama a atenção dos guineenses,  bem como das organizações da sociedade civil e das instâncias internacionais,  nomeadamente,  a CEDEAO.  União Africana e UNIOGBIS para a necessidade de uma imediata ação que contenha e trave os maquiavélico e sinistros planos,  do desespero que começa a apossar-se dos elementos fruto afectos ao Grupo dos 15 ligados ao Senhor Presidente da Republica.
Bissau 23 de Fevereiro de 2017
O Secretariado Nacional do PAIGC