sábado, 25 de março de 2017

Manifestantes outra vez nas ruas de Bissau contra José Mário Vaz 


Manifestantes exigiram, este sábado (25.03), na Guiné-Bissau, a demissão do Presidente da República. Segundo os movimentos sociais, José Mário Vaz é o principal responsável pela crise que se arrasta no país.
Centenas e mais centenas de pessoas foram às ruas da capital guineense, Bissau, este sábado (25.03), para exigir a renúncia do Presidente José Mário Vaz. A manifestação pacífica foi organizada pelo Movimento Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI), formado por várias organizações da sociedade civil.
As forças de segurança tentaram impedir o acesso dos manifestantes ao centro da capital, com objetivo de evitar que o protesto chegasse ao palácio presidencial.
Segundo informações da agência de notícias Lusa, as autoridades colocaram uma plataforma móvel na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria, a cerca de 250 metros da Praça Império, onde se situa o palácio presidencial, bem como a sede do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde).
Com cartolinas vermelhas, simbolizando um "cartão vermelho" mostrado ao chefe de Estado, e palavras de ordem como "rua, rua", "Jomav rua, Jomav fora" (usando o nome pelo qual o Presidente é conhecido) e "viva a liberdade", os cidadãos permaneceram junto à barreira formada pelas forças de segurança. 

Para os manifestantes, é o chefe de Estado o responsável pela persistência da crise política que se arrasta há mais de um ano e meio em Bissau.
Cidadãos insatisfeitos
Na marcha participaram guineenses de diversas faixas-etárias, inconformados com a situação política do país. A enfermeira Clotilde Fy, de 60 anos, voltou para a Guiné-Bissau após passar dois anos em Portugal. Agora, desempregada, está se diz insatisfeita com a vida no seu país.

Tony Goia, um dos dirigentes do MCCI, em entrevista à Lusa, defendeu a demissão de José Mário Vaz e a entrega da gestão da Guiné-Bissau às Nações Unidas por no mínimo 10 anos. Goia também enalteceu a "coragem crescente dos jovens" guineenses e apelou-os a participarem mais em "ações de protesto democrático". Segundo ele, é possível "mudar o paradigma deste país".
Apesar do bloqueio ao acesso dos cidadãos ao palácio presidencial, o presidente do MCCI, Sana Canté, avaliou que a marcha de hoje decorreu de forma pacífica e assim vai continuar até que José Mário Vaz deixe o cargo.
Governo vai até o fim?
O Presidente da República encontra-se fora de Bissau, numa visita de trabalho ao sul do país. Um dos 15 dissidentes do PAIGC, que foram alegadamente expulsos do Parlamento da Guiné-Bissau, Braima Camará, falou à DW África. Ele defendeu o Governo de José Mário Vaz.
"Ele [o Presidente José Mário Vaz] é um homem que ama o seu país e seus compatriotas. O comboio está a rolar e nenhum poder na terra pode pará-lo. Este Governo vai governar até o fim", afirmou.

O porta-voz do PAIGC, João Bernado Vieira, é de opinião contrária. "A única possibilidade de sair deste caos, é deixar a voz do povo da Guiné-Bissau ser ouvida. Precisamos de eleições antecipadas. Essa seria a solução", afirmou à DW.

Há mais de um ano e meio que o Parlamento guineense não funciona devido às divergências entre os dois principais partidos políticos do país, o PAIGC e o Partido da Renovação Social (PRS). O atual chefe de Estado guineense foi eleito Presidente em 2014 para um mandato de cinco anos e desde então já nomeou cinco governos.
Esta semana, o presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, apelou aos parceiros. Em reunião com os representantes do chamado P5 – que envolve a ONU, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a União Europeia, Cassamá apresentou uma proposta elaborada por si para a saída da crise.
A proposta de Cipriano Cassamá passa, essencialmente, pela formação de um novo Governo que incluísse os cinco partidos com assento no Parlamento. O novo governo seria liderado, então, pelo PAIGC, vencedor das últimas eleições legislativas, mas que tem sido impedido de governar devido às divergências com o chefe de Estado.
Rispito.com/DW, 25-03-2017

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos nas três fotos coladas neste artigo, parece ter havido MILHARES de manifestantes saidos à rua hoje em Bissau, e não CENTENAS.

    Mas seja como for eis os meus votos.
    Bravo!, nossa juventude. É assim mesmo, a democracia. Avante e coragem e, parabéns por esta Manif hoje cumprida.

    Obrigado a todos os participantes.
    Pelo bom juízo e bom senso.
    Rezemos e esperemos que o nosso So Presi tenha ouvido a vossa voz de protesto. Vinda de uma Manif ordeira, pacífica, com gente sempre e cada vez mais bem determinada a defender a democracia. Bravo!
    Amizade para todos vós, jovens (Mulheres e Homens) a todos os manifestantes pela boa causa de todos nós.
    Votos de sempre sucesso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público