terça-feira, 11 de abril de 2017

Umaro sissco não conseguiu persuadir jovens a pararem com manifestações

O líder do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) com a crise política na Guiné-Bissau, Sana Canté, anunciou hoje que o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, lhes solicitou que parassem com as manifestações de rua, mas recusaram.

Sana Canté e mais três elementos do movimento, constituído essencialmente por jovens, reuniram-se hoje, durante mais de três horas, com o chefe do governo guineense para encontrar uma plataforma de entendimento que pusesse fim às manifestações de rua.
«Dissemos ao primeiro-ministro, de forma categórica, que não podemos e nem vamos parar com as manifestações enquanto persistir a crise», defendeu Sana Canté, um jovem jurista formado pela Faculdade de Direito de Bissau.

O movimento tem liderado manifestações de rua em Bissau para protestar contra a crise política que assola a Guiné-Bissau há quase dois anos. Entre as exigências, o movimento pede a renúncia do Presidente guineense, José Mário Vaz, a quem acusa de ser o responsável pela crise.
Sana Canté afirmou ter notado que a preocupação de Umaro Sissoco Embaló se prende sobretudo com o facto de o MCCI projetar para os dias 20 a 23 deste mês, uma série de manifestações de repúdio da visita à Guiné-Bissau do Presidente do Senegal, Macky Sall.

Para o movimento, Macky Sall «é quem está a instigar a persistência da crise» na Guiné-Bissau, pelo que «não é uma visita bem-vinda».

Na audiência, os jovens aproveitaram para repudiar a ação violenta da polícia, do passado sábado, aquando de uma vigília em Bissau dispersada com granadas de gás lacrimogéneo e bastonadas.
Alguns jovens estiveram detidos pela polícia durante algumas horas.
O primeiro-ministro condenou o ato e prometeu abrir um inquérito para saber o que se passou e quem teria ordenado a repressão policial, indicou Sana Canté.

O ativista político afirmou que Umaro Sissoco Embaló prometeu medidas de segurança para os líderes do MCCI, alvos de perseguições e de ameaças, e ainda anunciou que irá colocar o seu lugar à disposição do Presidente guineense, José Mário Vaz, caso acontecer algo contra a integridade física dos líderes do movimento.

Sana Canté adiantou terem também reiterado perante Sissoco Embaló a sua exigência de dissolução do Parlamento, a renuncia ao cargo de José Mário Vaz e a convocação de eleições gerais antecipadas.
Image result for umaro sissoko embalo e sana canteIndicou que o primeiro-ministro defendeu que irá iniciar o recenseamento dos eleitores já no mês de maio e que, por outro lado, vai voltar a tentar falar com os partidos que contestam o seu governo.

Quatro dos cinco partidos com assento parlamentar não reconhecem o governo de Sissoco Embalo e pedem a sua demissão.
Segundo Sana Canté, o primeiro-ministro prometeu aos jovens que assim que o Presidente José Mário Vaz regresse ao país vai solicitar-lhe que receba uma delegação do MCCI para falarem sobre a situação política do país.
«Será uma oportunidade para dizermos ao Presidente aquilo que pensamos sobre toda esta crise», assegurou Sana Canté.
Rispito.com/Lusa, 10-04-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público