domingo, 11 de junho de 2017

Ordem de detenção para Manecas dos Santos após entrevista ao DN

Polícias foram a casa do comandante do PAIGC para o deter. Ao DN, dissera que o país pode estar na iminência de golpe e criticara o atual presidente
Manuel (conhecido como Manecas) dos Santos, comandante histórico do PAIGC, está sob pressão do Ministério Público da Guiné-Bissau desde que deu uma entrevista crítica ao DN, alertando para a possibilidade de o país estar na iminência de um golpe de Estado.

"Na sexta-feira, dois agentes da Judiciária foram a casa dele para cumprir um mandado de detenção", disse ontem à noite ao DN Carlos Pinto Pereira, advogado de Manecas dos Santos. Mas o comandante, de 74 anos, tem estado com problemas de saúde e fora internado na véspera: "A esposa informou os agentes que ele estava hospitalizado e disse-lhe para contactarem comigo."
Image result for carlos pinto pereira bissauNa entrevista, Manecas dos Santos dava a sua opinião sobre o atual impasse político no país, com críticas ao presidente e um alerta de mal-estar nas Forças Armadas. "A Guiné-Bissau pode estar na iminência de um golpe", disse. Mal a entrevista foi publicada, o Ministério Público convocou-o "como denunciante" para o interrogar.

Questionado por horas, ele reiterou que apenas emitira a sua opinião. O processo foi arquivado. Mas dias depois outro foi aberto, reconvocando-o para novo interrogatório, a 2 de Junho. Manecas apresentou atestado médico, explicando que não podia comparecer por motivos de saúde. Ainda assim, a 5 de Junho, o delegado do procurador emitiu o mandado de detenção, e a 9 apareceram em casa dele.

Image result for carlos pinto pereira bissauCarlos Pinto foi ao Ministério Público nessa própria sexta. "Li o mandado. Não especifica o propósito da detenção, quando devia dizer que o motivo era não ter comparecido a uma audiência judicial. A falta sem justificação pode ser motivo para mandado, mas não foi o caso. Ele não pôde ir por motivos de saúde e justificou. Essa justificação foi entregue por mim, mas fizeram tábua rasa dela. Não estavam interessados nisso, estavam interessados em vexar o comandante. Não lembra ao diabo prender uma pessoa para a ouvir quando ela está 100% disponível para ser ouvida. Ele foi internado na quinta-feira, antes de sabermos que havia o mandado. Sentiu-se mal, está a ser acompanhado por um médico há bastante tempo. O atestado médico é de 22 de maio e prova que não havia intenção de enganar ninguém." Mas o Ministério Público duvidou. Ainda na sexta, chamou o médico a depor. "Quando eu estava a sair de lá, cruzei-me com ele", conta o advogado. "Ele esclareceu o que havia a esclarecer."

No caso do primeiro interrogatório, explica Carlos Pinto, o que estava em causa era o risco de acusação "de incitamento ao golpe, crime que pode ir até dez anos de cadeia. "Como tiveram de arquivar o processo porque já não podiam fazer mais nada, abriram um outro em que a acusação é de simulação de crime: que ele teria falado da preparação de um crime e não a provou. Para esse crime, menos gravoso, a pena é de dois anos."

O advogado assegura que "o comandante está perfeitamente tranquilo e disponível para todos os esclarecimentos". "Não é golpista nem nunca foi, está afastado das Forças Armadas desde 1977, é um puro civilista. O que ele afirmou na entrevista foi uma opinião. Como militante da luta entendeu que as coisas na Guiné-Bissau não estão bem e desabafou. Levar isso para uma tentativa de incitamento é abusar."

O DN tentou contactar sem sucesso, a Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau.
Questionado, através de um amigo que o visitou na clínica sobre se queria fazer alguma declaração para este texto, Manecas dos Santos resumiu: "Sou um resistente." Quem o viu diz que está de bom ânimo.

A entrevista publicada por este jornal foi feita a 27 de Abril, na casa do comandante em Bissau, a propósito do 25 de Abril. Em 1973, Manecas dos Santos teve a cargo o cerco de Guidage, batalha dramática da Guerra Colonial que contribuiu para o movimento dos capitães que fizeram a revolução. Salgueiro Maia, um dos que estiveram sob cerco, juntou-se com os seus homens aos que já lá estavam.

Alguns observadores no terreno apontam que Manecas dos Santos está a coordenar a convenção do PAIGC que vai estruturar a orientação do partido para futuras eleições, aguardadas com expectativa. A sua detenção visaria travar esse processo, considerado decisivo.
Rispito.com/DN, 11-06-2017

1 comentário:

  1. O que disse camarada Comandante Manecas, corajosamente em voz alta, alertando mais uma vez, nesta forma, nós todos, só quem tem a pedra na totona não reconheça neste momento, de que o nosso país vive na veracidade disto. A grande probabilidade da eminencia do cenário de um Golpe de Estado Militar poder tornar-se, infelizmente e ai, uma realidade pura e dura nesses tempos neste país e a qualquer momento.

    E isso não estranharia a ninguém, tendo em conta a situação aqui vigente, já há 21 meses e pico. Desnecessariamente, apenas pela teimosia do nosso S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV. Ele, à frente de tudo com os apoiantes de todos os bordos da sua posição totalmente errada e equivocada.

    Tudo. Errada e equivocada em relação aquilo que devia e deve ser constitucionalmente, atualmente e hoje mesmo nestes segundos, o papel de um Presidente da República da Guiné-Bissau na governação deste país.

    Existe sim senhor!, a grande, grande probabilidade da ocorrência do cenário de um Golpe de Estado Militar neste momento na Guiné-Bissau. Muito certo, analiticamente falando e tendo em conta os dados do memento e da nossa história bem recente. Só quem tem a pedra na totona não esteja em condições de constatar e reconhecer isto.

    Ora, tentar deter ou deter alguém, um cidadão nacional, do gabarito de camarada Comandante Manecas por ter opinado livre e corajosamente sobre esta verdade, comunicando a todos, não passa de mais uma das maiores asneiras. Mais uma grande asneira tanto como já muitas outras a figurar no catálogo já muito repleto dos atos do género, já perpetrados neste fanfarrão do Regime de não-sei-quê que o nosso atual S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV quer instalar no nosso país.

    Tentar deter o camarada Comandante Manecas, por causa de uma tal opinião livremente exprimida e num momento bem certo; deter?, será ou é ato a ser pensado, ordenado e perpetrado apenas por quem não tenha nada! De uma mínima da noção do Estado.

    Mas que todos e todas daquele bordo que assim estão agir nestes minutos leiam bem os dados da República da Guiné-Bissau neste capítulo da perpetração das asneiras do género; dados da nossa história bem muito, muito recente; para que saibam que, com este tipo de asneiras, cá, aí, ninguém vai longe. A ver vamos.

    Ao camarada Comandante Manecas, grande filho do nosso povo bissau-guineense e de África inteira, coragem! Minha total indignação e condenação forte deste mais um ato de asneira grande dessa atual gente governante do nosso país. Asneira, só asneira.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público