quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Colectivo de 18 partidos ameaça nomear Augusto Olivais

Image result for Colectivo ameaça nomear Augusto OlivaisA Guiné-Bissau corre o risco de ter dois governos a partir da próxima semana. O Colectivo dos Partidos Democráticos da Guiné-Bissau ameaça investir Augusto Olivais como primeiro-ministro e confirmou a realização de manifestações na quinta e sexta-feira.

Se até dia 12 de Dezembro, José Mário Vaz, presidente da Guiné-Bissau, não formar um Governo conforme com o Acordo de Conacri, “vamos pedir ao seu substituto legal no quadro da Constituição da Guiné-Bissau para nomear Augusto Olivais” chefe de Governo, afirmou Idrissa Djaló, do Partido de Unidade de Nacional.

Image result for Colectivo ameaça nomear Augusto OlivaisEm conferência de imprensa, os líderes da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau e do Partido da Unidade Nacional, Nuno Gomes Nabiam e Idrissa Djaló respectivamente, prometem solicitar o Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau para investir Augusto Olivais como primeiro-ministro. Segundo o Colectivo dos Partidos Democráticos da Guiné-Bissau foi este o nome legalmente escolhido no âmbito do Acordo de Coankry.

Image result for Colectivo ameaça nomear Augusto OlivaisPara pressionar o chefe de Estado, para quinta e sexta-feira, estão previstas marchas pacíficas que segundo a organização “vão continuar até ao dia que José Mário Vaz arranjar solução para a crise que ele próprio criou”, corroborou Nuno Nabian, da formação Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau e vice-coordenador do espaço dos partidos democráticos.

A delegação de alto nível da CEDEAO que, esteve este fim-de-semana em Bissau, numa missão de avaliação, concluiu que, depois de 5 meses, não se verificam progressos na aplcação do Acordo de Conacri e não afastou a possibilidade de aplicação de sanções na cimeira de Abuja, no próximo dia 16 de Dezembro, para obrigar a implementação do Acordo de Conakri.
Rispito.com/RFI, 06-12-2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público