terça-feira, 12 de dezembro de 2017

JOSÉ MÁRIO SOLICITA ENCONTRO COM DOMINGOS SIMÕES PEREIRA 

O Presidente da Republica, José Mário Vaz, convocou o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, para uma vez mais tentar formas de ultrapassar a crise prevalecente.

Segundo a fonte, José Mário Vaz solicitou a comparência no palácio da presidência, na quarta-feira, às 10:00, do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, e três elementos da direção daquela formação politica.
O convite formulado pelo José Mário Vaz é destinado exclusivamente ao líder do PAIGC e não é extensivo aos outros quatro líderes partidárias com assento parlamentar.

Conforme foi apurado pela fonte partidária sobre o objectivo deste encontro, o chefe de estado irá apresentar ao líder do PAIGC uma nova proposta para sair da crise politica.

A mesma fonte notou que Domingos Simões Pereira se encontra ausente no estrangeiro pelo que, assinalou, a delegação será chefiada por Carlos Correia, primeiro vice-presidente do PAIGC, e outros elementos.

Mas conforme é do conhecimento de todos, PAIGC continua a defender a implementação do acordo de Conacri, ou seja, a nomeação de Augusto Olivais para o cargo do Primeiro Ministro. Alias, esta é também a decisão do coletivo de dezoito formações politicas que partilham agora a mesma posição, exigindo a implementação total do acordo de Conacri.

Sobre esta posição, os analistas guineenses estimam que José Mário Vaz não vai acatar essas exigências e continuará agir fora do acordo de Conacri, posição que certamente levará a continuidade da crise.

Esta solicitação do José Mário Vaz acontece a poucos dias do inicio da cimeira dos chefes dos estados e dos governos da  CEDEAO a ter lugar em Abuja (Nigeria), na qual vai ser debatida a questão da crise politica na Guiné-Bissau, uma vez terminado o prazo de tres meses solicitado pelo presidente guineense para a resolução desse problema.
Rispito.com, 12-12-2017

3 comentários:

  1. Ele certamente temerá o confronto em Abuja. Estou em crer que tomará a medida que muitos não esperam: A exoneração do actual PM e nomeação de uma figura de consenso, ou seja, escolhido pelo PAIGC. É a saída possível neste momento para pôr fim à crise, ou esperar que seja condenado na reunião de Abuja.

    ResponderEliminar
  2. falsos jornalistas,devias no minimo mostrar o tal convite,tu falas no dsp e o outro mentiroso Aly silva fala do convite para cipriano cassama.qual dos dois MENTIROSOS tem razão?

    ResponderEliminar
  3. Esta fig. consenco nao sera Dr. A. Olivais .

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público