quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

PR rejeita solução externa aos problemas políticos do país

O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que não permitirá quaisquer soluções externas para a resolução da crise política no país e pediu que todos os guineenses se unam a ele para encontrar uma saída.

De partida para a conferência de líderes da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), a ter lugar sábado, em Abuja, Nigéria, José Mário Vaz, disse aos jornalistas que viaja com "ideias claras" sobre o que vai transmitir aos seus homólogos.
"Vamos participar nesta conferência de chefes de Estado da CEDEAO com a nossa posição clara: Tudo o que possamos dizer lá fora é de que a solução aos nossos problemas tem que partir dos próprios guineenses e cá dentro", observou José Mário Vaz.

Expressando-se em crioulo, para passar melhor a mensagem, como o próprio admitiu, o líder guineense afirmou que não vai "permitir a internacionalização das soluções aos problemas" da Guiné-Bissau.
Antes da Cimeira de líderes da CEDEAO, José Mário Vaz toma parte, sexta-feira, numa reunião, também na Nigéria, com todos os signatários do Acordo de Conacri, instrumento político patrocinado pela organização sub-regional, com o qual esperava acabar com a crise política na Guiné-Bissau.

José Mário Vaz lamentou, por outro lado, que alguns subscritores do Acordo de Conacri, nomeadamente os líderes do PAIGC, Domingos Simões Pereira, e do Parlamento, Cipriano Cassamá, tenham faltado a um encontro que queria promover quarta-feira, em Bissau.
Rispito.com/Angop, 14-12-2017

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Post A. Keita parte 1/2
    Só para recordar. Entre 10 de Setembro e 05 de Novembro de 2016 foram assinados em Bissau e em Conakry 4 documentos com vista à consecução de uma solução duradoura a esta ainda prevalecente atual maldita situação de crise. Despoletada deliberadamente no dia 12 de Agosto de 2015 contra todos os conselhos de todos os bordos de muita gente amiga da gente do povo bissau-guineense. Por este nosso próprio S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV. Que agora e ainda se dá o luxo destes géneros de conversas de não-sei-quê reproduzidos neste artigo aqui comentado.

    Estes 4 documentos marcavam então a colocação em marcha da 3ª vaga da mediação da CEDEAO, dirigida doravante pela S. Exa. Sr. PR da Guiné, Prof. Alpha Condé. As 1ª e 2ª vagas foram diretamente dirigidas pela S. Exa. Sr., Gen. Olesegun Obasanjo, Ex-presidente da Nigéria, na qualidade do Enviado Especial também da CEDEAO para a mediação desta mesma crise, logo desde à partida.

    Dos 4 documentos, o primeiro, o Acordo (o Roteiro) de Bissau, foi assinado em Bissau, no dia 10 de Setembro de 2016. Entre os assinantes, este nosso próprio S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV. Assinou!

    O segundo, o Comunicado conjunto com o seu homólogo antes referido, foi assinado no final de uma visita a relâmpago, realizada junto deste, no dia 07 de Outubro de 2016 à Conakry. E repito, entre os dois assinantes deste doc., em Conakry, este nosso próprio S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV. Também aqui, assinou!

    O terceiro, o Acordo de Conakry, foi assinado em Conakry, no dia 14, igualmente de Outubro. E este nosso próprio S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV, é o autor da proposta inicial, via instrumento da DIPLOMACIA SILENCIOSA, dos três nomes para o posto do Primeiro-Ministro, discutidos nas sessões da Mesa Redonda de Conakry. Tendo resultado na escolha de um dos três nomes propostos inicialmente por ele mesmo. O de SR. AUGUSTO OLIVAIS. Participando assim, embora à distância, todavia, direta e ativamente na formulação e adoção definitiva de uma das medidas-chave consagrada na versão final deste terceiro documento, o ACORDO DE CONAKRY. E, para além disso, a gente do seu grupo de afinidade (“os 15”, PRS, PND) que enviou para lá, negociou e assinou!

    O quarto, o Comunicado final da visita da S. Exa. Presidente da República da Libéria e a então Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, Sra. Ellen JOHNSON SIRLEAF, foi assinado em Bissau, no dia 05 de Novembro de 2016. Com a rúbrica, entre outras, deste nosso próprio S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV. Tem a sua assinatura! (continuação no Post A. Keita parte 2/2).

    ResponderEliminar
  3. Post A. Keita parte 2/2
    Este nosso próprio S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV, ele mesmo, tudo sendo assim, se fez logo, muito claramente, um participante ativo, maior e muito relevante na realização de todos estes 4 documentos que vieram instalar, pôr em marcha e estabelecer de forma mais precisa, o molde efetivo da realização e do desenrolar até hoje, desta presente atual 3ª vaga da mediação da CEDEAO. Por isso, porque, esta conversa toda agora de, cito: “não vai permitir a internacionalização das soluções aos problemas da Guiné-Bissau”? Só agora que isso vem-lhe à cabeça? Troça!

    Bom, simplesmente continua nestas suas conversas de não-sei-quê. Ele deve ser possuído de um entendimento da ARTE DE GOVERNAR NA POLÍTICA totalmente falsa. Não tem credibilidade. Triste. Muito, muito triste.

    Mas que queira ou não, atualmente, só há duas únicas reais e possíveis vias de soluções legais e legítimas de saída desta sua provocada maldita situação de crise, a saber:

    A) – O cumprimento à letra e de maneira harmoniosa, do ACORDO DE CONAKRY elaborado com a sua participação ativa. Ato passando pela demissão do seu Premiê Sissoco e seu Governo respetivo (todos os membros); a nomeação no lugar deste, no posto do Primeiro-Ministro tal como previsto neste Acordo, de Sr. AUGUSTO OLIVAIS, e; a constituição do respetivo Executivo. Também nos moldes previstos neste mesmo Acordo. Ou;

    B) – A dissolução da ANP; criação, segundo o previsto pelas Leis da República da Guiné-Bissau, constitucionalmente, de um Governo de Gestão, e; a convocação no prazo legalmente estabelecido (não Sine die), das eleições legislativas antecipadas.

    E esta conversa pronunciada neste artigo cá comentado de “não vai permitir a internacionalização das soluções aos problemas da Guiné-Bissau” e mais não-sei-quê, não passa de mais um gesto de diversão que este nosso So Presi tem nos habituado nestes decorridos tempos todos deste seu, até aqui, maldito mandato. Mas, mais cedo ou mais tarde, em Abuja ou algures, é aí que vamos chegar. Porque a Guiné-Bissau, é mesmo a Guiné-Bissau. Entrou definitivamente na Democracia!

    Obrigado.
    Por uma Guiné-Bissau de HOMEM NOVO (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público