quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

EMPOSSADO NOVO PRIMEIRO-MINISTRO

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou esta quarta-feira que é o primeiro dos inconformados com o estado de coisas negativas que acontecem no país, mas também é o ultimo a desistir do combate para as mudar, noticia a lusa.

No seu discurso de posse do novo primeiro-ministro, Artur Silva, antigo chefe da diplomacia guineense, que nomeou, na terça-feira, José Mário Vaz disse ser chegada a  hora da verdade e do trabalho para construir uma Guiné-Bissau melhor.

"Como já tive oportunidade de referir em outras ocasiões que sou o primeiro dos inconformados com o actual estado das coisas negativas e serei o ultimo a desistir deste combate", destacou o líder guineense.
A Guiné-Bissau passa, há cerca de três anos, por uma crise política e um movimento da sociedade civil, constituído essencialmente por jovens dos liceus e das universidades, foi então criado assumindo-se estes como "cidadãos conscientes e inconformados" com a crise.
Os inconformados, que têm feito manifestações nas ruas de Bissau exigindo, entre outras reivindicações, a renúncia de José Mário Vaz da Presidência que acusam como o principal responsável pela continuação da crise política.

Hoje na cerimónia de posse, o Presidente guineense apresentou Artur Silva como primeiro-ministro da sua confiança e pediu que os cidadãos do país também confiem no novo chefe do governo.
O Presidente disse que Artur Silva terá como tarefa principal organizar eleições legislativas ainda este ano e que sejam livres e transparentes.

José Mário Vaz considerou não ser fácil governar a Guiné-Bissau, mas também afirmou que não é uma tarefa impossível desde que se tenham pessoas certas em lugares certos e com políticas certas.
No discurso, o líder guineense não se referiu à Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) que ameaça aplicar sanções aos dirigentes do país lusófono se estes não alcançarem entendimento quanto à figura do primeiro-ministro até hoje.

Uma delegação de alto nível daquela organização é esperada ainda hoje em Bissau.

"Hoje mais do que nunca o nosso destino está nas nossas mãos", frisou José Mário Vaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público